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21/02/2025
Conheça 10 marcas da indústria que vêm predominando nos supermercados online
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/06/2022
Foto: Stock Adobe
Sete marcas de alimentos, duas de higiene e uma de bazar compõem o ranking de dez que mais se destacam no e-commerce supermercadista brasileiro. O levantamento foi feito pela More Market , especialista em trade marketing digital, e avaliou o desempenho nos seguintes fatores: presença, mix, ranking de busca, título, descritivo, fotos e avaliações. A combinação da performance em todos esses pontos gerou um índice final, o IPECOMM, que tem na liderança a marca Huggies, da Kimberly , e na vice-liderança, Pampers, da P&G (veja lista com as 10 marcas principais abaixo).
Elas obtiveram um índice final equivalente a 88,2% (a nota máxima seria 100%) e 87,3%, respectivamente. “Acima de 75% no IPECOMM geral já podemos considerar uma boa avaliação”, explica Taciana Gorgulho, sócia da More Market. Já no segmento de alimentos, a Nestlé ocupa a 3ª posição, com Nescafé; a 5ª, com chocolates; e a 6ª, com os biscoitos Passatempo.
10 marcas com melhores desempenho
Posição |
Marca |
IPECOMM |
1 |
Huggies |
88,2% |
2 |
Pampers |
87,3% |
3 |
Nescafé |
86,2% |
4 |
Heinz |
86,2% |
5 |
Nestlé (Chocolate) |
84,8% |
6 |
Passatempo |
84,8% |
7 |
Nissin |
84,2% |
8 |
Lacta |
84,2% |
9 |
Pedigree |
84,2% |
10 |
Barilla |
83,6% |
A sócia da consultoria explica que o estudo analisou mais de 40 mil páginas de produtos em e-commerces de 12 varejistas (redes nacionais, regionais e de cash & carry) e marketplaces entre abril e maio deste ano. Segundo ela, os critérios escolhidos para avaliação são os que mais fazem a diferença na venda online. “Muitos desses fatores são pertinentes tanto no universo digital quanto no físico”, afirma.
No quesito mix e presença, por exemplo, independentemente do canal, é preciso entender o perfil do cliente e oferecer uma variedade de produtos que seja do interesse dele. “Uma vez feita a escolha, é fundamental manter esses itens disponíveis, evitando que faltem. Pode parecer básico, mas a ruptura ainda é um dos maiores vilões do varejo brasileiro”, ressalta a especialista.
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Outro ponto importante é a facilidade de encontrar essas marcas por meio da opção de busca dos sites. “Assim como na loja física, os produtos mais próximos do contato com o cliente ganham maior interação e, consequentemente, vendem mais. No digital, cerca de 90% das pessoas tentam encontrar seus produtos digitando na barra de busca do e-commerce as palavras relacionadas ao que deseja”, comenta Taciana. Por isso, diz a sócia da More Market, é fundamental que as plataformas tenham bons critérios de busca e ordenação. Também deve-se contar com cadastro otimizado para o e-commerce.
Ainda segundo Taciana, as maiores oportunidades para as marcas em geral e para o varejo online, estão no trio título, descritivo e fotos. “Um título bem construído ajuda tanto o produto a aparecer nas primeiras posições quanto apoia a conversão e o processo de vendas. Nesse caso, o ideal é utilizar um bom número de caracteres, incluir palavras-chaves, marca e características fundamentais do produto”, explica.
Na descrição, por sua vez, o shopper deve encontrar tudo o que precisa para tomar sua decisão de compra. Já no caso das imagens, a especialista lembra de um estudo da Nielsen indicando que 54% das compras nos sites de compras de supermercados, em 2020, ocorreram por meio de dispositivos móveis. “Nesse contexto, as imagens chamadas de Hero Images ajudam o consumidor a distinguir rapidamente o formato e a principal entrega do produto”, diz a sócia da empresa de trade marketing digital. Estudos apontam que duas ou mais fotos incrementam as vendas em 20%.
Atentas ao crescimento das vendas online de produtos de grande consumo, as indústrias, como as listadas acima, vêm se aprimorando cada vez mais para ajudar o varejista e atender o consumidor onde quer que ele deseje comprar. “Aqui na More Market temos sido procurados pelos fabricantes para revisar e otimizar o conteúdo de seus portfólios. Esse trabalho envolve, além de técnicas do chamado SEO [Search Engine Optimization], branding, copywriting e storytelling”, esclarece Taciana. “Como no digital só temos os sentidos da audição e da visão disponíveis, as imagens e textos devem entregar a melhor experiência possível para aproximar as marcas dos clientes”, finaliza.
Para conhecer mais resultados do estudo, aguarde a próxima edição da revista SA Varejo, em que publicaremos as marcas que mais se destacam nas principais categorias do varejo alimentar.
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