SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Negociação FBI Estratégia Inteligência Emocional

Confira 4 estratégias do FBI para ajudá-lo em conversas tensas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/10/2019

Por mais harmonioso que seja o ambiente de trabalho, sempre há momentos em que a tensão está no ar. Lidar com chefe ou colega de temperamento difícil, arcar com as consequências de um trabalho que não saiu como o esperado, negociar aumento salarial são exemplos de situações em que não há como fugir de conversas difíceis.  Em algumas funções, como a de comprador, negociações complexas fazem parte do dia a dia profissional. É assim também na rotina do FBI, órgão norte-americano equivalente à Polícia Federal, cuja atuação envolve serviços de inteligência e investigações complexas. Por lá, os oficiais são orientados a adotar essas quatro estratégias durante conversas tensas:

[noticiasRelacionadas]

1. Mantenha a calma

Quando uma pessoa se envolve em uma discussão, o cérebro tende a emitir sinais de alerta gerando sintomas como medo e ansiedade. Para ter maior controle da situação, a dica é não provocar o interlocutor nem elevar o tom de voz, pois assim tende a diminuir a raiva e a insatisfação por parte dele. O ponto principal é ignorar reações descontroladas e se concentrar nos aspectos principais que estão em discussão. Nessa hora, frases como "fale mais devagar, por favor" ou "preciso te entender melhor para poder ajudá-lo" podem fazer a diferença.

2. Tenha confiança

Um antigo estudo com agentes do esquadrão antibombas dos EUA, realizado pelo pesquisador Stanley Rachman, da Universidade de Harvard, descobriu o segredo dos profissionais com maior êxito no desarmamento de explosivos: ao ingressar em áreas de risco, eles adotavam estado de foco meditativo, o que diminuia a frequência cardíaca. E a principal razão é que esses agentes eram mais confiantes do que seus colegas. Na prática, a recomendação para situações de conflito é pensar como um "sobrevivente", mantendo uma visão positiva e entendendo situações complexas como oportunidades de desenvolvimento.

3. Atribua novo significado à situação

Saber lidar consigo mesmo em situações críticas é fundamental para um bom desfecho e para aprender com aquele momento tenso. Mesmo que o problema tenha sido gerado por uma falha sua, observe o que é possível aprender com a situação.

4. Prepare-se para o que pode dar errado

Em uma negociação, por exemplo, é preciso chegar à mesa preparado sobre o que fazer se algo der errado. Antecipar essa situação não significa pessimismo, mas uma forma madura de encarar a realidade. Quem chega com 100% de certeza de que tudo dará certo está menos preparado para dissolver uma dificuldade imposta no momento.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Negociação, FBI, Estratégia, Inteligência Emocional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockEstratégia

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroAções estratégicas

Triple Win: a estratégia que transforma Trade Marketing em resultado real

GPAEstratégia

GPA triplica vendas no e-commerce e atrai o investimento das indústrias

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados