SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

26/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rh Entrevista de Emprego

Como responder 9 perguntas difíceis na entrevista de emprego

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/10/2019

Aguardada e temida, a entrevista de emprego pode ser o passaporte para a contratação ou o símbolo da desilusão com a oportunidade perdida. Chegar bem preparado para lidar com perguntas comuns e complicadas é um cuidado importante para ficar mais perto do "sim". Entenda como lidar com nove dessas questões:

1. Por que quer mudar de emprego?

Essa questão é inevitável para quem está empregado no momento. A orientação de Carolina Mouné, responsável pelo RH da Spring Professional, empresa do Grupo Adecco , é citar as motivações verdadeiras, mas com o cuidado de evitar falar mal da empresa e dos colegas de trabalho

2. Como se vê daqui a 5 anos?

“Esta pergunta é feita para visualizar o plano de carreira do candidato, ver se daqui a um tempo poderia continuar tendo lugar na companhia e quais as possibilidades de promoção", explica Carolina. A tendêcia é que as empresas desejem que o contratado fique por bastante tempo, mas claro que a resposta deve ser sincera.

3. Do que mais se orgulha de ter feito?

Aqui é preciso atenção para não exagerar nem inventar conquistas e méritos. “As empresas aproveitarão a entrevista para esclarecer informações duvidosas e, além disso, elas contam com recursos como teste psicotécnico, provas, questionários, solicitação de títulos e de referências para verificar as respostas”, explica Esther Carrasco, diretora de Recursos Humanos da CE Consulting Empresarial .

4. Qual foi seu maior erro na experiência anterior?

Carolina Mouné conta que o sentido dessa pergunta é conhecer o nível de autocrítica do entrevistado e a forma como resolve problemas. O melhor a fazer, mais uma vez, é responder com sinceridade sem culpar outras pessoas pelo erro. 

5. Em quais áreas seu desempenho é melhor?

O principal cuidado aqui é evitar apontar como ponto fraco algum aspecto crítico para o desempenho no cargo oferecido.

6. Prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

Grande parte das funções atuais requerem trabalho em equipe, no entanto lidar bem com o trabalho individual também tem sua importância. Ganha pontos quem consegue mostrar ao entrevistador que transita bem nas duas modalidades.

7. Quais são suas expectativas salariais?

Assunto delicado, mas obrigatório. Esther Carrasco acredita que a forma de responder depende das informações às quais o candidato já teve acesso. Caso ainda desconheça o que a empresa oferece, a especialista recomenda explicar que, embora o salário seja um elemento fundamental, não é o ponto mais decisivo, deixando claro que há interesse em atuar na empresa e que a expectativa é de proposta condizente com o setor e a responsabilidade exigida. 

Já nos casos em que há informação prévia sobre a faixa salarial, uma pedida muito acima pode inviabilizar a contratação. "Quando as empresas tornam pública esta informação em fases iniciais, geralmente é porque as ofertas estão bastante fechadas e com pouca possibilidade de negociação, por isso não faz sentido optar por elas se nossas expectativas salariais forem muito altas”, indica. 

8. O que você gosta na nossa empresa?

Com essa simples pergunta, é possível avaliar diversos aspectos, de acordo com Carolina Mouné: conhecer mais do perfil do candidato; saber se teve interesse em pesquisar sobre a empresa na internet e ainda analisar se os valores dele batem com os da companhia, ou mesmo saber o que ele considera mais interessante para entender suas motivações e conhecê-lo melhor. 

9. Está em outros processos seletivos? Qual empresa é sua prioridade?

É considerado normal o fato de que uma pessoa em busca de emprego participe simultâneamente de vários processos seletivos. A questão costuma entrar na entrevista mais para que a empresa tenha em mente os tempos de resposta das outras empresas e para não tomar a decisão quando for tarde para o candidato, conforme explica Mouné. Sobre o "ranking", é valorizado, claro, que a vaga da sua empresa seja a preferida pelo candidato.

COMPARTILHAR
TAGS:Rh, Entrevista de Emprego
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Ação Grupo CarrefourCarrefour

Carrefour e Infojobs ajudam mais de 800 gaúchos a se recolocarem no mercado de trabalho

Revogação de lei sobre trabalho aos feriados e domingos pode trazer prejuízos para os varejistas, segundo CNCMTE

Revogação de lei sobre trabalho aos feriados e domingos pode trazer prejuízos para os varejistas, segundo CNC

Dados, sortimento completo, GC e inovações são a aposta da Kraft Heinz na relação com o varejo alimentarKraft Heinz

Dados, sortimento completo, GC e inovações são a aposta da Kraft Heinz na relação com o varejo alimentar

Especialista destaca estratégias para evitar desperdícios na seção de hortifrútihortifrúti

Especialista destaca estratégias para evitar desperdícios na seção de hortifrúti

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados