SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

10/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

hortifrúti entrevista Unitrier Lauro Bueno Perdas Desperdício

Especialista destaca estratégias para evitar desperdícios na seção de hortifrúti

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/07/2023


Foto: Arquivo SA+

Nos supermercados a seção de hortifrúti tem uma média de participação de 10% ou mais sobre a renda bruta, já em atacarejos o número diminui, e alcança uma média de 6%. Esse setor é um dos grandes responsáveis por atrair os shoppers para sua loja, e por esse motivo a qualidade se torna um diferencial para trazer e reter consumidores. Essas informações são de Lauro Bueno, CEO da Unitrier e Especialista em Varejo, em entrevista exclusiva para a SA+ Ecossistema de Varejo. 

[noticiasRelacionadas]

Segundo Bueno, por esta seção oferecer produtos de consumo contínuo e com grande perecibilidade, os clientes buscam por eles com mais frequência nas lojas, o que torna a venda deles diária, independente do perfil ou da classe do consumidor.

Em relação aos principais desafios à rentabilidade da seção, o executivo destaca o equilíbrio entre margem, giro e perdas. “Esse setor deixa em média 30% de margem. Dentre os departamentos existentes nos supermercados é o que possui o maior índice de perdas sobre a receita bruta de vendas. Além disso, é um setor onde a concorrência é muito forte e se não for bem trabalhado, os produtos muito ofertados (especialmente da Curva A) podem impactar negativamente a margem”.

Atualmente a média do índice de perdas do setor está em 5,68% sobre a receita bruta, e pode ser reduzido e controlado com algumas ações – desde a entrada da mercadoria, seu armazenamento, abastecimento, até seu possível reaproveitamento.

Dentre as ações listadas por Bueno para reduzir o desperdício e perdas desta seção estão a compra adequada ao perfil e giro de estoque dos produtos; o filtro sobre os padrões de qualidade para cada produto na chegada à loja; o cuidado com o armazenamento dessas mercadorias (em local próprio); e o cuidado no manuseio dos produtos durante o abastecimento. 

O especialista também cita o processo de transformação de produtos (produtos higienizados, picados e embalados), pelo seu potencial de aproveitamento, desde que bem gerenciado, e a contribuição para o aumento na rentabilidade do setor.

Apesar dessas ações, Bueno afirma que é impossível alcançar o desperdício zero, contudo pode-se reduzir bastante os percentuais de perda. “Nós da Unitrier, traçamos e temos alcançado junto aos nossos clientes, índices (de perdas) que variam entre 4,5% e 5,0%”.

Nos casos de negociações, Bueno alerta para a troca de produtos por parte dos fornecedores. “É muito importante ficar atento ao preço negociado, para que no final o supermercadista não pague por essa conta”, comenta.

Nos atacarejos, apesar do nível de classificação do hortifrúti ser relativamente menor, a realidade é a mesma. De acordo com o CEO o principal diferencial é o mix de produtos, que neste caso costuma ser reduzido. “Porém, cada vez mais os atacarejos tem se aproximado da realidade do varejo”, afirma Bueno.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:hortifrúti, entrevista, Unitrier, Lauro Bueno, Perdas, Desperdício, Frutas, Legumes, Verduras
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lucro líquida e perdas não identificadas em supermercadosEficiência Operacional

Lucro líquido: perdas não identificadas passam de 50% e são oportunidade na última linha de resultados

Varejo alimentar registra aumento de 25,1% em perdasPesquisa

Índice médio de perdas no varejo alimentar avança em 2024

armazém de lojaLogística

Falhas no transporte de alimentos provocam prejuízo de R$ 400 bi globalmente

z\dasdExpansão

Oba Hortifruti inaugura mais uma unidade com "conceito farm"

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados