ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Como plataformas e softwares associados à inteligência artificial ajudam na escolha assertiva do sortimento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/03/2023
Foto: Adobe Stock
Se tem uma lição que a pandemia da covid-19 deixou para o varejo é que a tecnologia pode salvar um negócio. A inteligência artificial pode ser aliada em toda a gestão do varejo alimentar, especialmente na escolha de um mix rentável. Especialistas em varejo são unânimes em apontar a inteligência artificial (IA) como decisiva nessa busca. Alberto Serrentino, consultor de varejo e fundador da Varese Retail, destaca que a tecnologia vai permear e potencializar todos os processos-chaves do varejo alimentar.
Para isso, o varejista precisa romper os silos de dados e silos funcionais das análises e colocar os dados do cliente no centro das tomadas de decisões. Ele pontua que a IA vai ajudar o varejista a se livrar dos clusters, que são o sortimento padrão. O especialista reconhece ainda que as lojas têm que ter posicionamento e estratégia de oferta, questões diretamente ligadas ao mix comum. “Mas a partir daí, o sortimento tem de ser adaptado a cada loja com granularidade – ou seja, no detalhe. A IA pode auxiliar na racionalização de produtos sem perda de relevância para o cliente”, afirma.
Esses sotfwares permitem ainda que o varejista perceba os produtos que não têm giro. Com essas informações é possível tomar decisões do que incluir ou cortar na seleção do sortimento.
CRM + AI
Para Serrentino, o CRM – que segue sendo importante para conhecer preferências – ativa fornecedores e permite personalizar as comunicações, réguas promocionais e ações de ativação do cliente. Mas sozinho, não resolve a questão da oferta de produtos. “O que vai ajudar a definir melhor o sortimento é a inteligência em cima do comportamento do cliente, e não o CRM. A mesma base vai alimentar as duas coisas: as decisões de relacionamento e de produtos e a precificação, que pode ser muito mais personalizada e granular com o uso de IA”.
A integração CRM+IA pode ainda indicar produtos categorizados pela sazonalidade e pela preferência comum entre os diversos perfis de clientes dentro do sistema. Assim, melhoram a escolha do leque a ser disponibilizado. “Há softwares que recomendam itens com base no histórico de compra. Dessa maneira, o varejista pode, por exemplo, aprimorar as ofertas ou recomendações de produtos na loja online ou, até mesmo, mudar operacionalmente a localização do produto nas gôndolas da loja”, diz Felipe Salvador, consultor do Grupo Salv.
O cliente no centro do negócio
Salvador afirma que o varejista precisa colocar a tecnologia e o cliente no centro do negócio. “O customer centric – ou cliente no centro – é que faz a diferença na escolha do sortimento. A IA potencializa o CRM, pois permite que o machine learning, alimentado pelos dados do sistema, faça previsões de sortimento com segurança devido à compreensão abrangente que possui sobre padrões e hábitos de compra”, explica.
Foto: Adobe Stock
“O varejista precisa se pautar por dados e por uma visão granulada. Assim será possível melhorar a assertividade de tudo o que faz, especialmente a escolha do sortimento”
Alberto Serrentino - Consultor de varejo e fundador da Varese Retail
Matéria originalmente publicada na edição de Março da SA+ .
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo
