SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do app de delivery mais usado no Brasil, IFood se junta a especialistas para debate no Trade Connection

17/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Como plataformas e softwares associados à inteligência artificial ajudam na escolha assertiva do sortimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/03/2023


Foto: Adobe Stock

Se tem uma lição que a pandemia da covid-19 deixou para o varejo é que a tecnologia pode salvar um negócio. A inteligência artificial pode ser aliada em toda a gestão do varejo alimentar, especialmente na escolha de um mix rentável. Especialistas em varejo são unânimes em apontar a inteligência artificial (IA) como decisiva nessa busca. Alberto Serrentino, consultor de varejo e fundador da Varese Retail, destaca que a tecnologia vai permear e potencializar todos os processos-chaves do varejo alimentar.

Para isso, o varejista precisa romper os silos de dados e silos funcionais das análises e colocar os dados do cliente no centro das tomadas de decisões. Ele pontua que a IA vai ajudar o varejista a se livrar dos clusters, que são o sortimento padrão. O especialista reconhece ainda que as lojas têm que ter posicionamento e estratégia de oferta, questões diretamente ligadas ao mix comum. “Mas a partir daí, o sortimento tem de ser adaptado a cada loja com granularidade – ou seja, no detalhe. A IA pode auxiliar na racionalização de produtos sem perda de relevância para o cliente”, afirma.

Esses sotfwares permitem ainda que o varejista perceba os produtos que não têm giro. Com essas informações é possível tomar decisões do que incluir ou cortar na seleção do sortimento.

CRM + AI
Para Serrentino, o CRM – que segue sendo importante para conhecer preferências – ativa fornecedores e permite personalizar as comunicações, réguas promocionais e ações de ativação do cliente. Mas sozinho, não resolve a questão da oferta de produtos. “O que vai ajudar a definir melhor o sortimento é a inteligência em cima do comportamento do cliente, e não o CRM. A mesma base vai alimentar as duas coisas: as decisões de relacionamento e de produtos e a precificação, que pode ser muito mais personalizada e granular com o uso de IA”.

A integração CRM+IA pode ainda indicar produtos categorizados pela sazonalidade e pela preferência comum entre os diversos perfis de clientes dentro do sistema. Assim, melhoram a escolha do leque a ser disponibilizado. “Há softwares que recomendam itens com base no histórico de compra. Dessa maneira, o varejista pode, por exemplo, aprimorar as ofertas ou recomendações de produtos na loja online ou, até mesmo, mudar operacionalmente a localização do produto nas gôndolas da loja”, diz Felipe Salvador, consultor do Grupo Salv.

O cliente no centro do negócio
Salvador afirma que o varejista precisa colocar a tecnologia e o cliente no centro do negócio. “O customer centric – ou cliente no centro – é que faz a diferença na escolha do sortimento. A IA potencializa o CRM, pois permite que o machine learning, alimentado pelos dados do sistema, faça previsões de sortimento com segurança devido à compreensão abrangente que possui sobre padrões e hábitos de compra”, explica.


Foto: Adobe Stock

“O varejista precisa se pautar por dados e por uma visão granulada. Assim será possível melhorar a assertividade de tudo o que faz, especialmente a escolha do sortimento”

Alberto Serrentino -  Consultor de varejo e fundador da Varese Retail

Matéria originalmente publicada na    edição de Março da   SA+ .

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn ,    Instagram    e    Facebook 

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Murilo, Mariana, Rubens e EduardoConhecimento

Líder do app de delivery mais usado no Brasil, IFood se junta a especialistas para debate no Trade Connection

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados 2T25

Lucro do Assaí no 2º tri pode desacelerar mesmo em meio ao processo de desalavancagem

Imagem do editorCrescimento

Bistek acelera expansão no RS e planeja nova unidade em Tramandaí

KellanovaInvestimentos

Kellanova investe mais de R$ 500 milhões no Brasil até 2026

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados