Como negar aumento de salário sem frustrar o funcionário

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Reportagem SA+ -

Saiba que existem alternativas para valorizar o profissional e mantê-lo focado em resultados

Para muitos gestores, quando um funcionário está descontente com sua remuneração e a empresa não tem condições ou não concorda em oferecer um aumento, isso significa que o relacionamento entre as partes está bem perto de um rompimento. Parece óbvio que o colaborador que teve seu pedido recusado sairá para outro emprego na primeira oportunidade. Tanto que determinadas empresas optam pela demissão, imaginando que a queda de desempenho será irreversível. Mas saiba que isso não é uma regra.

Especialista em negociações estratégicas pela Harvard Business School, Breno Paquelet sabe que há maneiras de trabalhar a situação de forma construtiva. Segundo ele, o primeiro passo é evitar responder simplesmente "não" ao funcionário que solicita aumento, afinal esse comportamento desagrada o colaborador sem que o problema seja resolvido. 

O que fazer, então? Paquelet, que leciona no MBA de gestão empreendedora da UFF (Universidade Federal Fluminense) e é professor convidado na Casa do Saber (RJ), acredita que uma conversa aberta pode transformar de forma positiva a situação. "A negociação não deve ser uma disputa, mas uma busca pela solução do problema", recomenda. 

Na conversa, o gestor precisa entender as reais necessidades do funcionário, sem que o diálogo fique restrito à questão do salário. Para o especialista em negociação, se o aumento é, de fato, inviável, um caminho é pensar em maneiras criativas de compensar aquele profissional. Dois dias de folga no ano para estar com os filhos no aniversário deles, por exemplo, é algo de grande valor para o funcionário e de custo baixo para a empresa.

Raciocínio parecido vale para decidir pagar cursos, tornar o horário de trabalho flexível, incluir aquele funcionário em projetos maiores, entre diversas outras alternativas. 

Durante a conversa, uma boa possibilidade é a de combinar métricas e prazos para serem avaliados em uma nova reunião, inclusive deixando claro o que o funcionário deve entregar para, no futuro, receber o aumento salarial desejado. 

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Fonte: Estadão

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