SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pandemia Covid19 Máscara

Como lidar com clientes que não querem usar máscara

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/10/2020

Mesmo que sejam minoria, há consumidores que se recusam a utilizar máscaras, acessório imprenscindível nestes tempos de pandemia ainda fora de controle. Em algumas cidades brasileiras, ocorrências de brigas por esse motivo chegaram a ser registradas. Nesses casos isolados em que não dá pra contar com o bom senso, a equipe da sua loja precisa agir, o que nem sempre é algo simples.

[noticiasRelacionadas]

"Vivemos um contexto tão singular que a impressão que temos é que nenhum treinamento recebido ou treinamento adquirido é capaz de dar conta desse cenário distópico. Entretanto, passados meses da pandemia da Covid-19 e diante da incerteza de quando teremos a vacina para todos, temos que investir tempo e disponibilidade emocional para nos capacitar; precisamos aprender a lidar com questões típicas deste momento", analisa Stella Kochen Susskind, fundadora da  SKS CX Customer , consultoria parceira da startup israelense de tecnologia da informação Checker Software, que integra metodologias de pesquisa em tempo real. 

Pioneira na América Latina em pesquisas com a metodologia mystery shopping (cliente secreto), Stella enumera três dicas para gestores de estabelecimentos comerciais lidarem com consumidores que se recusam a colocar a máscara:

1. Tenha máscaras para oferecer

Dar o benefício da dúvida. Ou seja, se uma pessoa entra sem máscara no estabelecimento, pode ser que ela tenha esquecido de levar o item. Nem sempre, portanto, o caso envolve a escolha de não usar. Por esse motivo, em vez de ser rude e apontar que todos devem usar a proteção facial, faça uma abordagem oferecendo a máscara. É mais educado e pode evitar discussões desnecessárias na abordagem.

2. Prepare seus funcionários

Converse com os profissionais sobre quais são os protocolos adotados pelo estabelecimento e como lidar com diversas situações hipotéticas. Quando sabemos quais os comportamentos adequados para cada possível problema, temos tranquilidade para lidar com os desafios. Deve ser criado um protocolo, inclusive, para chamar a polícia, quando necessário. É uma medida extrema, mas garante a preservação física dos funcionários e clientes. O Walmart, nos Estados Unidos, criou a figura do “ Embaixador da Saúde ” – funcionário responsável pela disseminação dessas boas práticas de atendimento à luz da pandemia.

3. Crie uma comunicação eficiente

Nas redes sociais, no estabelecimento e no discurso dos funcionários, as informações devem ser claras e baseadas em dados concretos. Isso significa que o cliente deve saber que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a saúde desse consumidor. E que a parte que cabe a ele é usar máscara. Volto, novamente, ao exemplo do Walmart. O “Embaixador da Saúde” é a pessoa responsável por disseminar essas informações. E, quando um cliente se recusa a usar a máscara, a orientação que ele tem é “sair da frente” e manter a calma, sem nunca interagir com o cliente fisicamente

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                           LinkedIn                          ,                          Instagram                          e                          Facebook                          !

COMPARTILHAR
TAGS:Pandemia, Covid19, Máscara
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Uso do ticket alimentação nas compras em supermercados online cresce durante a pandemiaTicket

Uso do ticket alimentação nas compras em supermercados online cresce durante a pandemia

93% dos consumidores mantêm hábito de limpeza adotado durante a pandemiaHome Care

93% dos consumidores mantêm hábito de limpeza adotado durante a pandemia

Brasileiros acreditam que as compras online serão maioria no futuroistock

Brasileiros acreditam que as compras online serão maioria no futuro

Companhia brasileira de produtos de limpeza registra crescimento de vendas acima do setorEuromonitor

Companhia brasileira de produtos de limpeza registra crescimento de vendas acima do setor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados