SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

02/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

marcas locais marcas regionais produtos regionais em supermercados sortimento supermercados varejo alimentar

Como encontrar marcas locais e legais?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/07/2022

 

Junto com as oportunidades chegam também os desafios, que vão desde aspectos burocráticos até a presença na loja. O consultor da Evarejo relembra os principais percalços encontrados por clientes ao agregarem produtos locais a suas lojas.

“Muitos desses itens que eram comercializados somente em determinada região não tinham registro. Como eram produtos do bairro, não havia preocupação com cadastro e necessidade de controle de qualidade ou padronização. Então a gente pensa: será que esse produto local vai conseguir atender a demanda garantindo qualidade, quantidade necessária e processo de produção adequado?”, avalia.

Além do fator ruptura, outros aspectos também podem ser uma pedra no sapato do varejista, como a precificação. “O grande e médio varejista ainda tem um olhar muito comercial para cada produto dentro da loja. Ele está preocupado com a margem, com verbas, e eu acredito que ele não trataria diferente os produtos locais”, analisa Ederson.

Para João Marcio Castro, da rede Princesa Supermercados , há também limitações em marketing. “Nem sempre temos o mesmo nível de investimento dos nacionais. Não é questão de verba, mas, sim, do poder de alavancar a marca, seja por marketing ou trade”, explica.

Fique atento a esses aspectos

  • Capacidade de produção
  • Qualidade dos produtos
  • Tributação
  • Precificação

Identifique nas gôndolas as marcas e fornecedores locais. Se possível divulgue sua história, pois isso valoriza o produto regional e cria conexões

Como encontrar marcas locais e legais

É possível descobrir produtos de fabricação local. A Local.e conta com diversas formas: visitando a concorrência, a partir da recomendação de clientes e até recebendo o contato da própria marca. Mas é possível também otimizar a busca e encontrar novas opções com apenas alguns cliques. Essa é justamente a proposta da Local.e: facilitar a jornada da marca local ao varejo.

“Desenvolvemos um ecossistema para que as marcas locais tenham acesso a conhecimento, inteligência comercial e parcerias e possam estar mais preparadas para negociar com o varejo. Também conectamos as empresas criando uma grande comunidade de marcas para networking e troca de experiências. Para o varejo, mostramos produtos inovadores, diferenciados e alinhados às tendências que podem trazer diferenciação estratégica ao sortimento”, explica Leila Okumura, cofundadora da Local.e.

Para impulsionar esse crescimento, a startup lançou em março deste ano o Manifesto das Marcas Locais, em que grandes varejistas assinam uma carta de intenções com três itens principais: maior abertura às marcas locais, flexibilização das políticas comerciais pensando na realidade da pequena empresa e monitoramento da porcentagem de marcas locais no mix da rede.

Carrefour, Pão de Açúcar, St. Marche, Enxuto e Zona Sul são alguns varejistas que já aderiram ao movimento. A rede carioca Zona Sul, por sinal, é uma das principais parceiras e incentivadoras da plataforma. “A Local.e veio para nos ajudar neste link do pequeno para as prateleiras físicas e virtuais da rede. A plataforma proporcionou a abertura da cultura do nosso time com o mundo dos empreendedores. É uma conexão moderna e rápida com o PDV”, resume Pietrangelo Leta, vice-presidente comercial da varejista.

A Local.e conta com...

3.000 marcas disponíveis na plataforma

8.500 itens disponíveis

95% Participação de alimentos e bebidas no total de itens cadastrados

“Mostramos ao varejo produtos inovadores, diferenciados e alinhados às tendências que podem trazer diferenciação estratégica ao sortimento das lojas”, afirma Leila Okumura, cofundadora da plataforma

 

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                 LinkedIn                                                                 ,                                                                 Instagram                                                                 e                                                                  Facebook

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:marcas locais, marcas regionais, produtos regionais em supermercados, sortimento, supermercados, varejo alimentar, supermercadista, varejistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MercadonaImersão

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Savegnago inaugura nova loja e amplia operação no interior paulistaExpansão

Savegnago investe R$ 50 milhões em nova loja no interior paulista

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados