SA+ Ecossistema de Varejo

Inovação Gestão Cultura Organizacional

Como criar cultura de inovação na sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/10/2018

Mesmo entre as grandes empresas, ainda falta estabelecer processos básicos de inovação, passo fundamental para, posteriormente, colher frutos mais destacados nesse sentido. A constatação é de Glaucia Alves da Costa, diretora de inovação da Deloitte Brasil.

Transformação digital é muito mais sobre implementar uma gestão de mudança do que adquirir tecnologia”, constata Glaucia. Um bom caminho para as empresas, segundo ela, é desenvolver uma cultura em que as pessoas consigam inovar, o que inclui permissão para errar durante esse processo. O ambiente mais propício a isso é aquele no qual as equipes trabalhem com flexibilidade, sem rigidez na hierarquia. De acordo com a diretora de inovação da Deloitte Brasil, dessa cultura podem surgir inovações incrementais, como avanços em processos, serviços ou produtos. E, só depois de cumprida essa etapa, a empresa estará apta a inovar de forma mais radical.

Durante palestra no 3º Fórum de Gestão e Governança da Fundação Dom Cabral, a especialista abordou quatro passos para criar cultura de inovação dentro de uma empresa: 

1. Promover entendimento e colaboração

Segundo ela, todo funcionário precisa entender as razões de mudar a forma de trabalhar. Afinal,  pessoas que estão acostumadas com o dia a dia da empresa nem sempre olham com atenção ao que ocorre fora dela. "É preciso criar motivações e mecanismos para que isso ocorra”, diz.

2. Desenvolver talentos e capacidades

Empresas não podem cometer o erro de transferir exclusivamente ao funcionário a responsabilidade de buscar atualização e novos conhecimentos. "Se a empresa se interessa que seus funcionários tenham novas ideias, precisa incentivar isso de alguma forma”, afirma a diretora de inovação da Deloitte Brasil.

3. Dê o exemplo e seja coerente 

“Cansei de ver organizações falando ‘somos empreendedores' no mesmo momento em que definia todas as suas metas com objetivos de curto prazo. Assim, todo mundo ficará preocupado em resolver somente aquilo que é mais urgente.", exemplifica a especialista.

4. Reforçar o comportamento esperado

“Uma empresa que promove quem não erra, não vai inovar", lembra  Glaucia Alves de Costa. Ela reforça que ninguém deixará de usar um modelo de gestão porque ele se esgotou. "Deixamos de usá-lo quando existe algo muito melhor no lugar.”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação, Gestão, Cultura Organizacional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GBMIX Quartier revoluciona atacarejo em PelotasInovação no Atacarejo

Rede de atacarejo chega ao setor com uma proposta mais premium

JOÃO PEREIRA _ GRupo pereiraGestão e negócios

Grupo Pereira: crescimento de 14% em 2024 e mais um passo em direção à capital paulista

FestvalGestão e negócios

8 unidades do Nacional passam para concorrentes do Carrefour

Grupo-MufattoGestão e negócios

Muffato adquire 4 pontos que pertenciam ao Carrefour

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados