ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/07/2025
Com incorporação das marcas da Kimberly-Clark, Suzano busca liderança na categoria de papéis higiênicos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/06/2023
Foto: Adobe Stock
A Suzano , uma das maiores produtoras de celulose do mundo, concluiu na última quinta (01/06) a aquisição de ativos da empresa americana Kimberly-Clark , responsável por marcas como a Neve, por U$ 175 milhões (ou R$ 942 milhões, com base no câmbio da época). O processo fortaleceu a vertical de bens de consumo da indústria e possibilitou sua expansão em novos mercados.
[noticiasRelacionadas]
Luis Bueno, diretor executivo de bens de consumo e relações corporativas da Suzano, destacou, em entrevista à imprensa, que a aquisição permite à empresa entender melhor o mercado de São Paulo, e inserir sua presença no Sudeste e Sul do País, complementando a força já existente no Norte e Nordeste.
Ainda segundo Bueno, a Suzano está se tornando a líder no mercado nacional de papéis higiênicos em valor transacionado, com uma participação de 24,3% no mercado, ultrapassando seus concorrentes.
Antes, a empresa atuava somente com suas marcas Max e Mimmo, focadas respectivamente no atacarejo e no varejo. Entretanto, com os novos ativos da Kimberly-Clark, a Suzano tem a oportunidade de aumentar seu portfólio explorando marcas como Neve, Grand Hotel, Scott, Kleenex e K-C Professional.
O acordo também amplia a capacidade produtiva da empresa para atender a demanda potencial com a incorporação da fábrica em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, que possui capacidade instalada inferior às cinco plantas de produção de tissue da Suzano – 130 mil toneladas por ano contra 150 mil toneladas anuais, respectivamente.
Para Bueno, o maior motivador da aquisição dos ativos foi o movimento dos consumidores em busca de qualidade, algo evidenciado pelo aumento de 74% no consumo de papéis higiênicos com folha dupla ou tripla em 2022, em comparação aos 67% em 2020.
Além disso, a compra também faz parte da estratégia da Suzano de diversificar sua atuação e mitigar os efeitos da flutuação dos preços da celulose em seus resultados financeiros.
Agora, com a finalização da aquisição, o foco nos próximos trimestres irá se desdobrar na integração completa dos negócios da Kimberly-Clark.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Mili entra para a categoria pet com tapetes higiênicos

Suzano completa 100 anos e planeja investir US$ 100 milhões em projetos de sustentabilidade

Suzano investe R$ 1,6 bilhão na produção de papel Tissue
