Com incorporação das marcas da Kimberly-Clark, Suzano busca liderança na categoria de papéis higiênicos

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

A compra, que ocorreu em outubro do ano passado, foi concluída na quinta (01/06) e vai fortalecer atuação no Sul e Sudeste


Foto: Adobe Stock

A Suzano , uma das maiores produtoras de celulose do mundo, concluiu na última quinta (01/06) a aquisição de ativos da empresa americana Kimberly-Clark , responsável por marcas como a Neve, por U$ 175 milhões (ou R$ 942 milhões, com base no câmbio da época). O processo fortaleceu a vertical de bens de consumo da indústria e possibilitou sua expansão em novos mercados. 

Luis Bueno, diretor executivo de bens de consumo e relações corporativas da Suzano, destacou, em entrevista à imprensa, que a aquisição permite à empresa entender melhor o mercado de São Paulo, e inserir sua presença no Sudeste e Sul do País, complementando a força já existente no Norte e Nordeste. 

Ainda segundo Bueno, a Suzano está se tornando a líder no mercado nacional de papéis higiênicos em valor transacionado, com uma participação de 24,3% no mercado, ultrapassando seus concorrentes.

Antes, a empresa atuava somente com suas marcas Max e Mimmo, focadas respectivamente no atacarejo e no varejo. Entretanto, com os novos ativos da Kimberly-Clark, a Suzano tem a oportunidade de aumentar seu portfólio explorando marcas como Neve, Grand Hotel, Scott, Kleenex e K-C Professional. 

O acordo também amplia a capacidade produtiva da empresa para atender a demanda potencial com a incorporação da fábrica em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, que possui capacidade instalada inferior às cinco plantas de produção de tissue da Suzano – 130 mil toneladas por ano contra 150 mil toneladas anuais, respectivamente.

Para Bueno, o maior motivador da aquisição dos ativos foi o movimento dos consumidores em busca de qualidade, algo evidenciado pelo aumento de 74% no consumo de papéis higiênicos com folha dupla ou tripla em 2022, em comparação aos 67% em 2020. 

Além disso, a compra também faz parte da estratégia da Suzano de diversificar sua atuação e mitigar os efeitos da flutuação dos preços da celulose em seus resultados financeiros. 
Agora, com a finalização da aquisição, o foco nos próximos trimestres irá se desdobrar na integração completa dos negócios da Kimberly-Clark. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,      Instagram      e      Facebook 

Fonte: Neo Feed

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade