ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/02/2025
5 modelos de negociação que estão ultrapassados no varejo
RC
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/04/2022

Foto: iStock
Existem algumas práticas comerciais com alto potencial de prejudicar os resultados e balançar seriamente suas metas, a saúde financeira da empresa e a satisfação do consumidor. Elas continuam no cotidiano comercial de muitas redes sem serem percebidas de tão incorporadas que estão ao dia a dia.
Se você as reconhece no seu cotidiano corporativo, fique atento e saiba que, sem elas, seus resultados e o do seu supermercado poderiam ser muito melhores do que os atuais.
Tais práticas estão em discussão no curso Revolução Comercial, que a SA Varejo criou para desafiar verdades e propor alternativas mais saudáveis para as carreiras e as empresas.
Nosso curso está com MATRÍCULAS ABERTAS!!
Agora, muita atenção a esses 5 modelos ultrapassados de negociação:
1) Compra indiscriminada de grandes volumes para obter desconto.
O que provoca: excesso de estoque, capital imobilizado, desequilíbrio no ciclo financeiro (paga para o fornecedor antes de receber do shopper), problemas no fluxo de caixa.
2) Desrespeito ao próprio orçamento para comprar "oportunidades"
O que provoca: queima de recursos destinados a outras compras, inclusive de itens mais competitivos e de alto giro. Ruptura, desova de SKUs por meio de ofertas, às vezes abaixo do custo, e, novamente, comprometimento do fluxo de caixa.
3) Foco nas verbas da indústria
O que provoca: distorções no sortimento, aumento desnecessário de estoque, ruptura, perdas e insatisfação do shopper.
4) Ênfase na receita sem atenção à margem de contribuição
O que provoca: prejuízo à rentabilidade.
5) Análise superficial do desempenho de vendas e margem da categoria e dos SKUs
O que provoca: definição equivocada do sortimento e do volume dos pedidos, dificuldade em entender o peso dos produtos de maior valor agregado no aumento da rentabilidade, pouco esforço para estimular o trade up do consumidor nas categorias com maior potencial.
Lembrando que tais práticas estão em discussão no curso Revolução Comercial, que a SA Varejo criou para desafiar verdades e propor alternativas mais saudáveis para as carreiras e as empresas.
Nosso curso está com MATRÍCULAS ABERTAS!!
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook
Notícias relacionadas

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024

Comercial Zaffari encerra operação e foca o formato de atacarejo
