SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

RH Motivação Engajamanto Retenção Varejo Alimentar Varejo

5 iniciativas que engajam colaboradores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2020

Cada vez mais o que move as equipes dentro de uma empresa são aspectos como propósito e diversidade. A partir da pandemia, esses atributos pesam ainda mais na identificação das pessoas com as empresas.

[noticiasRelacionadas]

Confira como engajar o time:

1 - Fazer parte de uma atividade essencial e ser visto como alguém que sai de casa para ajudar as pessoas a abastecerem seus lares foi o reconhecimento da sociedade aos profissionais do varejo, especialmente aos que atuam nas lojas. “Esse sentimento acendeu uma chama forte nas equipes e tem sido algo muito bonito de se ver”, afirma Maria Schneider,  diretora de RH do GPA , que participou de um webinar de SA Varejo sobre o tema pessoas. Ela é complementada por Vanessa Sandrini, conselheira e presidente do Instituto Mulheres do Varejo . “Isso criou um propósito muito grande, com o time de operações vendo o quanto cada um era indispensável e que, sem o seu trabalho, a comida não chegaria à casa dos clientes. Isso foi essencial para as lojas continuarem funcionando”, avalia a executiva

2 - Movimento que já vinha em expansão, a diversidade é outro aspecto que tende a ganhar força nas empresas como atributo capaz de engajar o time. Um dos eixos dessa nova engrenagem é a participação feminina. Segundo Julio Campos, VP de vendas da Unilever , um equilíbrio entre mulheres e homens ajuda a construir soluções mais holísticas. “Há 12 anos, 70% da nossa equipe era masculina e apenas 30%, feminina. Seis anos atrás, alcançamos 50% cada”, conta

Garantir a multiplicidade de culturas e ideias, com a presença de mulheres e outros grupos na empresa, é uma forma de engajar as pessoas

3 - Atual diretora de novos negócios da JHSF, Vanessa Sandrini lembra que o varejo ainda é tradicional e que as mulheres continuam mais presentes em áreas de apoio. Contudo, quando atuam em setores relacionados diretamente ao negócio, elas contribuem conferindo velocidade aos projetos e bons resultados, como a executiva viu acontecer muitas vezes em sua carreira

4 - Para desenvolver suas líderes mulheres, o GPA implementou no ano passado um programa de seis meses para as gerentes da companhia. Participaram mais de 400 colaboradoras. “Vamos retornar, ainda em 2020, estendendo o projeto a chefes de operação, consultoras, coordenadoras, entre outras posições”, afirma Maria, do GPA

5 - A inclusão, entretanto, passa também por ter na equipe participação de refugiados, afrodescendentes, LGBTs, entre outros. “Temos marcas presentes em 100% dos lares brasileiros, portanto o correto é que todos os segmentos da sociedade estejam representados no desenvolvimento de nossas estratégias e na definição de soluções para o consumidor”, enfatiza o VP de vendas da Unilever


Leia as matérias complementares a essa reportagem:

Pessoas: saiba como e por que cuidar, engajar e reter seus colaboradores
Entenda como cuidar do aspecto emocional do seu time
Como reter as pessoas que fazem a diferença na sua empresa

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                    LinkedIn                   ,                   Instagram                   e                   Facebook                   !


 

COMPARTILHAR
TAGS:RH, Motivação, Engajamanto, Retenção, Varejo Alimentar, Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados