SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gamificação VIK Gestão de Pessoas Inovação

Cinco benefícios da gamificação no bem-estar dos colaboradores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/10/2020

A crise da Covid-19 trouxe grandes impactos na saúde e na economia mundial. Por outro lado, abriu os olhos das empresas sobre a importância do bem-estar no trabalho. O retorno gradual dos colaboradores e as novas formas de gestão humanizada ganham cada dia mais relevância.

[noticiasRelacionadas]

O tema é tão relevante que nada menos de 72% dos brasileiros no mercado de trabalho apresentam alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desse total, 32% sofrem de burnout e 92% continuaram trabalhando mesmo doentes, conforme pesquisa realizada pela  Isma-BR  (representante da International Stress Management Association). Em meio a esse cenário se torna ainda mais relevante buscar estratégias que levem qualidade de vida aos colaboradores.  

Para Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK , startup que oferece um programa de saúde gamificado para as empresas, a necessidade de investir em cuidados com a população e com os colaboradores já era alarmante. Com a pandemia, ficou escancarada a necessidade das empresas cuidarem do bem-estar do colaborador. “Atividades físicas colaboram para saúde mental e física, mas se forem associadas a outros desafios cognitivos, os benefícios são potencializados, o que leva benefícios aos colaboradores e as empresas”, sugere. 

 

Confira 5 benefícios que a gamificação pode trazer às empresas neste momento, de acordo com análise do sócio-fundador da VIK:

 

1. Senso de pertencimento aos colaboradores

 

Segundo pesquisa realizada pela Edelman , 87% das pessoas nas empresas concordam que as organizações são responsáveis pelo bem-estar físico e financeiro. “Nesse momento de estresse e insegurança que estamos passando os colaboradores precisam se sentir pertencentes a empresa em que trabalham, que são parte importante dentro da equipe e nos processos, notamos que muitas empresas nos procuraram com essa preocupação e que tiveram um maior engajamento e satisfação dos colaboradores ao implementar programas de gamificação, mesmo em um momento de isolamento social”, revela Tomás Camargos.

 

2. Menos estresse e  síndrome de burnout

 

As atividades físicas que colaboram para a melhoria da saúde em geral. Segundo Pedro Reis, também sócio-fundador da VIK, já é comprovado que realizar exercícios de forma moderada combate e previne uma série de comprometimentos funcionais. “Dessa forma, a gamificação chega como uma solução para ajudar esses colaboradores estressados, ela pode ser aplicada em um programa de saúde coletivo que, com atividades físicas, estimule a participação engajada com fortalecimento da convivência social, da inclusão da dinâmica do jogo. Além disso, é possível incluir atividades relacionadas a mindfulness e meditação para cuidar na questão da saúde mental”, aconselha. 

 

3. Melhora na Autoestima

 

Programas focados na melhoria da qualidade de vida impulsionam tanto o colaborador como a empresa. “Investir em melhorias internas para o funcionário, como programas de gamificação,  traz benefícios para todos dentro e fora do ambiente corporativo, fazendo com que os colaboradores se sintam mais saudáveis e confortáveis com seu estado físico, emocional e social.  Além disso, é possível premiar os colaboradores ao final da competição proposta pelo programa escolhido”, conta Pedro. 

 

4. Traz motivação e produtividade para os colaboradores

 

A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, como um programa que promove saúde, por meio da atividade física, em que é possível criar uma competição saudável entre os membros de uma equipe, com uma premiação no final para quem fizer mais pontos. “Não importa como o game será aplicado, ele sempre terá o intuito de promover uma maior interação e fazer com que os colaboradores não se tornem robôs. Hoje, em meio a pandemia e o agravamento na saúde mental da população, programas que buscam felicidade e bem-estar acima de tudo devem ser implementados nas empresas”, complementa o especialista.

 

5. Colaborador feliz produz mais

 

Trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros, é o que diz um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. “Trazer humanização e integração para as empresas estão entre os principais pontos que levam qualidade de vida e satisfação para os colaboradores, investir na melhoria do clima organizacional e também entender/valorizar cada um na equipe, pode ser a chave para levar felicidade a sua empresa. E não se esqueça: atividade física libera endorfina, invista nisso!”, finaliza Camargos. 

 

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                         LinkedIn                        ,                        Instagram                        e                        Facebook                        !

COMPARTILHAR
TAGS:Gamificação, VIK, Gestão de Pessoas, Inovação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados