Carrefour dispara na liderança do varejo alimentar

Avaliação:

(14 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Grupo deve permanecer no topo do setor com vendas consolidadas de R$ 108 bilhões em 2022

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour fechou o ano com R$ 108 bilhões de vendas consolidadas. Cerca de 30% desse valor foi registrado no quarto trimestre, que totalizou R$ 31,5 bilhões, número impactado pela incorporação do BIG em junho de 2022, já que a maior parte das conversões foram efetivadas nos últimos meses do ano.

No primeiro trimestre o Grupo registrou R$ 20,8 bilhões de vendas consolidadas, no segundo R$ 26,5 bilhões e no terceiro trimestre, primeiro período após a conversão, subiu para R$ 29,3 bilhões. 

Em 2021, o Carrefour fechou o ano com cerca de R$ 81 bilhões de faturamento, liderando o varejo alimentar, o mesmo que deve ocorrer neste último ano. 

Além da integração do Big, que representou 24,8% do crescimento total (incluindo efeito de conversão), o Grupo investiu bastante na expansão de suas bandeiras. A expansão orgânica no Cash & Carry foi de 4,6%, com 20 novas lojas, 6 delas somente no quarto trimestre.

As maiores contribuições vieram do cash & carry, que apresentou vendas consolidadas de cerca de R$ 75 bilhões e do Carrefour varejo com R$ 30 bilhões. O Atacadão segue com contínuo crescimento de dois dígitos - 10%. 

Conversão das lojas 

O ritmo de conversões das lojas Big e Maxxi, assim como seus resultados, foi acima do esperado. No quarto trimestre foram convertidas 34 lojas do Atacadão (21 do Maxxi e 13 do BIG Hipermercado), 17 lojas do Hipermercado Carrefour (convertida do BIG Hipermercado) e 1 loja Sam’s Club (convertida do BIG Hipermercado). 

Metade das unidades já foram convertidas e o planejamento é concluir este ano, de acordo com Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, conforme informado durante teleconferência com analistas do mercado para apresentação de resultados ontem(14). 

“As margens das lojas convertidas têm sido muito animadoras, mais rápido na conquista das margens adicionais das lojas convertidas. Vemos uma captura de margem bruta adicional das lojas convertidas muito mais rápido. É muito pouco tempo para concluir totalmente, mas está muito positivo”, disse o executivo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook      

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade