SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Busca por praticidade impulsiona consumo de frios e outros perecíveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/05/2022

Foto: Stock Adobe

Dados do primeiro trimestre do Radar  Scanntech apontam queda no volume de consumo impulsionada pela alta nos preços. Houve aumento em gasto, mas queda no volume. Com o poder de compra comprometido pela inflação, o brasileiro tem comprado menos. 

[noticiasRelacionadas]

Entretanto, a categoria de perecíveis apresentou incremento. Itens como pães, queijos e embutidos foram responsáveis por 80% do crescimento de perecíveis, especialmente frios e embutidos, que representam 26% deste total. O comportamento é reflexo da busca por praticidade e também por proteínas mais baratas. 

De tudo que está crescendo, 32% tem o apelo da praticidade”, destaca Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech. Os tickets estão com mais variedades, puxados também por perecíveis, além da categoria de bebidas.  

Falta de tempo e dinheiro impactam no comportamento do shopper

A busca por praticidade é reflexo da falta de disponibilidade de tempo no dia a dia do brasileiro. Para compensar tarefas como mais dedicação ao trabalho e às atividades domésticas pela maior frequência em casa, o consumidor acaba priorizando alimentos mais rápidos e fáceis de consumir. 

O financeiro é outro entrave que movimenta a atual dinâmica. “Tivemos um crescimento de 26% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2019, para um comparativo de comportamento pré-pandemia, mas, tirando a inflação, na verdade houve uma queda de 9%. Foi um efeito inflacionário, porque, na verdade, o lucro do varejista caiu. Não está crescendo a margem, está aumentando o custo”, afirma Priscila.

 

 

Por isso, a especialista diz que é importante o varejista estar atento ao seu público e seus dados de consumo para fazer uma escolha mais assertiva de seu sortimento. “A classe A quer saudabilidade e praticidade, está sempre em busca de uma novidade. Já para a base da pirâmide, a economia está no centro de sua árvore de decisão”, acrescenta. 

Fim do isolamento trouxe vantagens e desvantagens

Nem todos os dados de queda foram impactados pela inflação e diminuição do poder de compra. Mercearia básica impactou cerca de 60% da queda, o que realmente mostra um resultado da crise econômica.

Porém, 30% dessa retração ocorreu em bebidas, uma consequência do retorno do público para bares e restaurantes. A diretora de marketing da Scanntech explica que o consumo não deixou de existir, apenas migrou de um lugar para outro.

Esta é uma venda que varejo alimentar vêm perdendo com a volta às viagens e restaurantes. Entretanto, o fim do isolamento impulsionou um comportamento positivo para o varejista: o shopper tem ido mais vezes às lojas para realizar compras menores como acontecia antes da pandemia.

 

 

 

“Em março sentimos a vida voltando à normalidade, em abril subiu mais ainda. O shopper na loja é uma super oportunidade para o varejista melhorar a experiência e oferecer o sortimento correto. O brasileiro pode agora se reunir, comprar produtos para fazer em casa e receber as pessoas. Estando no supermercado compramos mais, e tem a compra por impulso, diferente do que acontece no online, em que, geralmente, vamos com a lista pronta. Apesar da inflação, ainda há aqueles que têm mantido o poder aquisitivo", lembra.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                     LinkedIn                     ,                     Instagram                     e                      Facebook

 

 

 

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

e-commerceE-commerce

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados