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21/02/2025
Busca por praticidade impulsiona consumo de frios e outros perecíveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/05/2022
Foto: Stock Adobe
Dados do primeiro trimestre do Radar Scanntech apontam queda no volume de consumo impulsionada pela alta nos preços. Houve aumento em gasto, mas queda no volume. Com o poder de compra comprometido pela inflação, o brasileiro tem comprado menos.
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Entretanto, a categoria de perecíveis apresentou incremento. Itens como pães, queijos e embutidos foram responsáveis por 80% do crescimento de perecíveis, especialmente frios e embutidos, que representam 26% deste total. O comportamento é reflexo da busca por praticidade e também por proteínas mais baratas.
“De tudo que está crescendo, 32% tem o apelo da praticidade”, destaca Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech. Os tickets estão com mais variedades, puxados também por perecíveis, além da categoria de bebidas.
Falta de tempo e dinheiro impactam no comportamento do shopper
A busca por praticidade é reflexo da falta de disponibilidade de tempo no dia a dia do brasileiro. Para compensar tarefas como mais dedicação ao trabalho e às atividades domésticas pela maior frequência em casa, o consumidor acaba priorizando alimentos mais rápidos e fáceis de consumir.
O financeiro é outro entrave que movimenta a atual dinâmica. “Tivemos um crescimento de 26% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2019, para um comparativo de comportamento pré-pandemia, mas, tirando a inflação, na verdade houve uma queda de 9%. Foi um efeito inflacionário, porque, na verdade, o lucro do varejista caiu. Não está crescendo a margem, está aumentando o custo”, afirma Priscila.
Por isso, a especialista diz que é importante o varejista estar atento ao seu público e seus dados de consumo para fazer uma escolha mais assertiva de seu sortimento. “A classe A quer saudabilidade e praticidade, está sempre em busca de uma novidade. Já para a base da pirâmide, a economia está no centro de sua árvore de decisão”, acrescenta.
Fim do isolamento trouxe vantagens e desvantagens
Nem todos os dados de queda foram impactados pela inflação e diminuição do poder de compra. Mercearia básica impactou cerca de 60% da queda, o que realmente mostra um resultado da crise econômica.
Porém, 30% dessa retração ocorreu em bebidas, uma consequência do retorno do público para bares e restaurantes. A diretora de marketing da Scanntech explica que o consumo não deixou de existir, apenas migrou de um lugar para outro.
Esta é uma venda que varejo alimentar vêm perdendo com a volta às viagens e restaurantes. Entretanto, o fim do isolamento impulsionou um comportamento positivo para o varejista: o shopper tem ido mais vezes às lojas para realizar compras menores como acontecia antes da pandemia.
“Em março sentimos a vida voltando à normalidade, em abril subiu mais ainda. O shopper na loja é uma super oportunidade para o varejista melhorar a experiência e oferecer o sortimento correto. O brasileiro pode agora se reunir, comprar produtos para fazer em casa e receber as pessoas. Estando no supermercado compramos mais, e tem a compra por impulso, diferente do que acontece no online, em que, geralmente, vamos com a lista pronta. Apesar da inflação, ainda há aqueles que têm mantido o poder aquisitivo", lembra.
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