ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Brasileiro reduz consumo de carne, mas não aceita pagar mais por alimentos à base de plantas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/03/2021
Foto: iStock
Metade dos 2 mil entrevistados em pesquisa feita pelo Ibope afirmou estar reduzindo o consumo de proteínas de origem animal. O índice representa um grande salto em relação ao estudo anterior, de 2018, no qual apenas 29% se encaixavam nesse perfil conhecido como "flexitariano" – estilo de vida marcado pelo aumento no consumo de alimentos à base de plantas, mas ainda sem retirar a carne de todas as refeições.
[noticiasRelacionadas]
O estudo foi realizado a pedido do The Good Food Institute Brazil e constatou também que 47% das substituições privilegiam legumes, verduras e grãos. No entanto, barreira apontada para uma migração mais rápida continua sendo o preço. A pesquisa mostrou que 62% dos entrevistados gostariam de priorizar alimentos vegetais ao cozinhar em casa, no entanto somente 36,5% se revelam dispostos a pagar mais por esses produtos. Já para 39% dos consumidores ouvidos pelo Ibope, a escolha é pela opção mais barata entre as proteínas, sejam elas de origem animal ou vegetal.
Para o The Good Food Institute Brazil, o desenvolvimento da indústria de alimentos plant based ajudará a reduzir o valor dos produtos. “Existe uma dinâmica natural de mercado: o preço vai ficando mais competitivo à medida que a escala aumenta, o domínio das tecnologias é maior e conseguimos nacionalizar os ingredientes”, avaliou a entidade.
Vale lembrar que, além de parte da população adotar novos padrões de consumo por escolha própria, os consecutivos aumentos de preço das carnes forçaram muita gente a retirar a proteína animal do cardápio.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes
