SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar inflação consumo atacarejo

Brasileiro diversifica canais de compra

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/04/2023

Foto: Stock Adobe

O avanço da inflação tem feito o consumidor mudar seus hábitos de consumo e a parcela daqueles que visitavam mais de oito tipos canais de compras no mês aumentou. Segundo o estudo “Consumer Insights 2022”, da consultoria Kantar,  a fatia, que era de 18,9%em 2021, passou para 26,9% no ano passado.

[noticiasRelacionadas]

“Em momento de crise, incerteza econômica, inflação e corrosão do poder de compra, o consumidor tem que fazer o dinheiro render mais, encaixar o orçamento no bolso. Uma das formas é aumentar a chamada ‘omnicanalidade’. Vou em mais canais procurar o melhor acordo, as melhores promoções”, afirma Rafael Kröger Couto, diretor de análises avançadas da Kantar.

Os dados se referem ao consumo de bens de giro rápido, como alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. Entre os canais de compras pesquisados estão hipermercados, supermercados de diversos tamanhos, atacarejos, lojas de departamento e farmácias.

De acordo com Couto, no comportamento geral do consumo, é verificado uma maior fragmentação das compras. “É um aumento da frequência de compras, mas uma redução do volume por ocasião. O consumidor vai mais ao ponto de venda, mas leva menos, mesmo que no total esteja levando a mesma quantidade”, diz.

Segundo a consultoria Kantar, os consumidores que visitam mais de oito canais de compras são classificados como experientes. Há outros dois grupos: os cautelosos, que visitam até quatro canais de compras; e os dispostos, que visitam de cinco a sete canais. Este último grupo é o maior: representava 55,3% dos consumidores em 2021 e passou a 56,2% em 2022.

Além disso, houve uma redução na fatia dos consumidores que frequentam até quatro canais de varejo por mês, passando de 25,1% em 2021 para 16,7% em 2022.

A tendência de compras concentradas durante a pandemia - pela necessidade de isolamento - ficaram para trás, segundo ele, e há busca maior por preço. “A gente vê um efeito da inflação. O consumidor vai em muitos canais em busca de ofertas e melhores preços. A guerra de preços está mais forte entre as redes”, avalia Luiz Roberto Baruzzi, diretor da Rede SP Supermercados (associação de redes regionais do interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, com 200 lojas)

Um dos sinais dessa busca por preço é o avanço das marcas próprias dos supermercados, que tendem a ser mais baratas. Na Rede SP, enquanto a expansão geral de faturamento foi de 10% em 2022 (comparando lojas em funcionamento há mais de um ano), as vendas de itens de marcas próprias cresceram 50%.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,     Instagram     e     Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, inflação, consumo, atacarejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados