SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 comportamentos de consumo que o varejo precisa conhecer hoje

12/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tecnologia Mundo Digital Internet

Brasileiro ainda falha nas habilidades digitais de uso profissional

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/04/2019

O brasileiro passa muitas horas conectado à internet e é bastante ativo nas redes socias, no entanto deixa a desejar quando o assunto são algumas das competências digitais mais importantes para o mercado de trabalho. A constatação é de uma pesquisa feita em parceria entre o Google e a consultoria McKinsey, na qual foram ouvidas 2.500 pessoas com idade entre 15 e 60 anos, de 28 cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes.

[noticiasRelacionadas]

O objetivo do levantamento era identificar o grau de maturidade digital, representado pelo nível de familiaridade com diferentes tecnologias e com todo o ambiente digital. Em uma escala de 0 a 5 pontos, a nota média foi de 3 pontos. No entanto, as pontuações mais elevadas foram obtidas em aspectos básicos, como conexão à internet, utilização de aplicativos de mensagem e buscadores, além de cuidados básicos com os dados pessoais.

Outro problema é que a desigualdade, tão marcante no país, também aparece no comportamento digital. De acordo com a pesquisa, mulheres jovens têm, aproximadamente, 10% menos familiaridade do que os homens em aspectos importantes no desempenho profissional, a exemplo do uso de ferramentas digitais para o trabalho. Essa diferença também aparece na comparação do uso de ferramentas digitais pelo público de baixa renda, em comparação com as classes A e B.

Maria Helena Marinho, gerente de marketing insights do Google Brasil, analisa que o brasileiro tem grande vocação digital, no entanto ainda é baixo por aqui o nível de penetração em atividades mais sofisticadas, como e-learning ou mesmo compras. 

A menor nota média da pesquisa (1.8) apareceu nas chamadas "habilidades de criação", competências importantes e rentáveis no uso profissional, a exemplo de criação e divulgação de conteúdo, habilidade de programar e capacidade de ler e organizar dados do ambiente digital. O levantamento aponta pouca disposição do brasileiro a assumir riscos e buscar aprendizado por tentativa e erro. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia, Mundo Digital, Internet
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

armazém de lojaInteligência Artificial

Precisão e agilidade: especialistas discutem como aprimorar a gestão de estoque por meio da inovação

Loja Pão de Açúcar Hípica_CampinasGestão e negócios

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Estande da Adria no Trade ConnectionLett

M. Dias Branco registra alta de 113% nas vendas em 6 meses, com apoio da Neogrid

Delta Supermercados registra crescimento de 35% nas vendas de seu e-commercecanal digital

Delta Supermercados registra crescimento de 35% nas vendas de seu e-commerce

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados