Brasil é um dos 5 países que mais vendem alimentos e bebidas saudáveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/10/2023
Foto: Adobe Stock
O setor de alimentação saudável cresceu 16% em todo o país em 2022, em relação ao ano anterior. Este ano, a previsão é de que o setor cresça mais 18%. Dentre as regiões que mais se destacaram estão o Norte (61%), seguido pelo Sul (49%) e Sudeste (35%).
[noticiasRelacionadas]
Os dados compõem a pesquisa realizada pela BioMundo neste ano. As regiões Centro-Oeste e Nordeste tiveram os menores crescimentos – cerca de 14% e 4%, respectivamente.
Já em relação aos estados, São Paulo apresentou os melhores resultados com um aumento de 181% em relação a 2021 e a previsão para 2023 é de que esse mercado cresça ainda mais, registrando 66% de aumento no consumo.
Uma das tendências entre as subcategorias que compõem o crescimento desse mercado é o granel. Todos os estados tiveram um acréscimo nas vendas do setor, sendo que a região Sul foi a que mais se destacou com 51%. Já as regiões Norte e Sudeste tiveram um crescimento de 27% e 19%, respectivamente.
Em contrapartida, as regiões Nordeste e Centro-Oeste, mais uma vez apresentaram os menores resultados, porém a perspectiva de crescimento para 2023 é de 17% para ambas.
"Contrário aos produtos embalados, que precisam ser comprados na quantidade estabelecida pelo fabricante, a granel é mais flexível, pois dá liberdade para decidir o quanto comprar” explica Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo. Além disso, o CEO destaca o benefício para o meio ambiente, uma vez que muitos dos consumidores utilizam potes e recipientes próprios reduzindo o uso de plásticos e papéis.
Algumas unidades de grandes redes como o Pão de Açúcar e St Marche já oferecem essa opção para o consumidor. "O granel é responsável por mais de 20% do faturamento mensal das nossas lojas. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade, trazendo mais economia, pois compra-se apenas o que será consumido e não há o uso de embalagens industrializadas." conclui Mothé.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook