SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

18/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Black Friday Vendas Consumo Ecommerce

Black Friday foi diferente neste ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/11/2020

                                 

                                                                        Foto: iStock

Menor concentração de compras na própria sexta-feira foi uma característica forte da semana de Black Friday 2020. "O esquenta deste ano ganhou muita relevância. O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios", analisa Julia Avila, líder de Ebit|Nielsen . "Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos", acredita.

[noticiasRelacionadas]

"Com períodos maiores de tempo, o comércio se torna mais rentável e pode repassar melhores descontos nos preços. Todos lucram no fim do dia", analisou a líder da empresa. Com esse comportamento, foram raros os casos de sobrecarga nas plataformas digitais em razão dos acessos simultâneos, ao contrário de anos anteriores em que o problema acontecia com frequência.

Um estudo da BigDataCorp, a pedido do PayPal Brasil, identificou que grande parte do e-commerce brasileiro não esperou a Black Friday para oferecer descontos: ofertas já eram praticadas há 8 semanas em mais de 63% dos sites/apps de comércio eletronico. Ainda é cedo, porém, para avaliar se essa prática se manterá nos próximos anos ou se foi uma estratégia específica neste ano de pandemia.

Desempenho de Vendas 

Dados da Ebit|Nielsen mostra que o e-commerce brasileiro faturou R$ 4,02 bilhões apenas na quinta e na sexta-feira da semana passada, o que significa crescimento de 25,1% em relação à mesma data de 2019. Foram mais de seis milhões de pedidos gerados, 15,5% acima de 2019, e um valor médio de R$ 652, ou seja, 8,3% a mais do que o período anterior.

Já a Cielo monitorou as vendas totais do varejo na Black Friday, considerando lojas físicas e virtuais. Por esse levantamento, houve queda de -14,5% nas vendas da data neste ano. A empresa confirma o crescimento do e-commerce (+21,2% em sua medição), porém relata queda de -25,5% no faturamento das lojas físicas, o que influenciou o resultado negativo geral.

Os principais segmentos do varejo com alta nas vendas, segundo a Cielo, foram: material de construção, com avanço de 9,9%; farmácias e drogarias, alta de 2,6% e pet shops (+1,7%). Por outro lado, tiveram queda expressiva segmentos como o de higiene pessoal/cosméticos e vestuário, cujas vendas nesta Black Friday caíram, -41,4% e -36,7%, respectivamente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                LinkedIn                               ,                               Instagram                               e                               Facebook                               !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Black Friday, Vendas, Consumo, Ecommerce
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados