Black Friday: empresa de CRM mostra como elevar vendas online
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/11/2018
Faltam apenas duas semans para a Black Friday. A importância da data, especialmente no comércio online, cresce a cada ano: em 2017 o varejo eletrônico faturou R$ 2,1 bilhões, 10,3% a mais do que na sexta-feira de promoções de 2016.
Para obter sucesso, o site de e-commerce da sua empresa precisa estar preparado para receber um grande número de visitas simultâneas, muitas delas provenientes de smartphones, que já respondem por 46% do total, segundo levantamento da Salesforce , empresa especializada em CRM. Outros desafios incluem se mostrar relevante em meio a tantas ofertas, e atingir o público ávido por promoções de forma certeira. Para isso, a Salesforce destaca que é importante entender que o consumidor busca uma experiência personalizada e isso também abrange o conteúdo e interações em seus canais de comunicação, como e-mail e redes sociais – o Instagram, por exemplo, deve gerar 51% mais tráfego para o e-commerce do que no mesmo período de 2017, de acordo com a empresa.
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Não existe uma fórmula secreta para conquistar um ótimo desempenho durante a Black Friday, mas a recomendação principal é traçar uma estratégia prévia e executá-la bem para obter uma boa margem de conversão de vendas. Quer saber como fazer isso? A Salesforce tem algumas dicas:
Mantenha a página sempre online e sem travar
Alguns varejistas têm sites desktops e aplicativos muito bons, mas não possuem sites voltados para o mobile. Esse é um problema, uma vez que, segundo levantamento da Salesforce, as plataformas móveis serão as mais utilizadas para as compras online (68%), sendo o smartphone o meio mais utilizado (46%). Por isso, é preciso ter um e-commerce bem estruturado para qualquer gadget, com visualização fácil e rápida.
Segundo o guia “Holiday Readiness” da Salesforce, quase metade dos consumidores esperam que uma página seja carregada em dois segundos ou menos, e 40% abandonarão um site se demorar mais de três segundos para carregar. Mesmo um atraso de um segundo no tempo de resposta da página pode resultar em uma redução de 7% na conversão.
Cliente quebrou barreira entre loja física e online
Já passou o tempo em que cliente de loja física era diferente de cliente online. O relatório “ Shopping-First Retailing ” indica que 71% dos consumidores usam seus dispositivos móveis durante as compras em lojas físicas, número bem acima dos 62% registrados em 2017.
Para 36% das pessoas, a utilização dos dispositivos tem por objetivo comparar preços. Em segundo lugar aparece a pesquisa por produtos, citada por 29% dos entrevistados. Tirar fotos do produto é um costume para 28% dos consumidores, enquanto 25% mantêm o hábito de ler informações sobre o produto na internet enquanto circulam pela loja física. Com isso, o próprio e-commerce tem a missão de captar clientes inclusive dentro das lojas físicas.
Estude o que deu certo no ano anterior e aprofunde os conhecimentos nos clientes
Ainda dá tempo de se aprofundar no estudo dos dados das campanhas bem-sucedidas do passado e obter insights, assim você pode moldar seu planejamento de conteúdo para a próxima data sazonal. Especialistas da Salesforce recomendam avaliar o que deu certo e o que deu errado na sua estratégia digital; conhecer seus clientes e observar o comportamento de sua base durante a Black Friday. Essas iniciativas o ajudarão a se antecipar aos desejos dos consumidores, o que será muito importante para o êxito das vendas. A estratégia vale também para outras datas importantes para as vendas.
Otimize o armazenamento em cache de maneira estratégica
O armazenamento em cache é um componente crítico na experiência online do cliente. Para a maioria das empresas, isso pode ser usado para otimizar o desempenho da “vitrine” do seu e-commerce e para oferecer rapidamente aos clientes o conteúdo esperado por eles.
As implementações de cache variam de acordo com a plataforma de comércio eletrônico, conforme explicam os especialistas da Salesforce. Pode ser um pouco complicado definir as taxas de cache, então o ideal é que os varejistas se esforcem para armazenar em cache 90% de seu conteúdo editorial, como a página inicial, e de 50% a 70% do conteúdo específico do produto, como pesquisa, listagens e detalhes da mercadoria. Uma boa ferramenta de análise de performance ajuda a entender como seu cache está performando e a definir como usá-lo de maneira mais assertiva.
Utilize Inteligência Artificial para recomendar produtos
Ainda segundo o “ Holiday Readiness ”, os compradores que clicam nas recomendações do varejista desembolsam, em média, cinco vezes mais por visita. A pesquisa “ Shopping-First Retailing ” apontou que apenas 6% das visitas ao comércio eletrônico, que incluem engajamento com recomendações baseadas em Inteligência Artificial, geram 37% da receita. Em um cenário no qual 64% dos compradores dizem que os varejistas não sabem o que eles procuram, a personalização orientada por IA é uma ferramenta essencial. Afinal, os clientes gostam quando você entende suas preferências com base no comportamento deles em relação à marca, principalmente o público jovem, das gerações Y e Z.
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