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21/02/2025
Barilla moderniza logotipo e evita o uso de 126 toneladas de plástico
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/02/2022
Foto: Divulgação
No ano em que completa 145 anos, a Barilla promoveu a modernização do seu logo e a reformulação das embalagens. No caso do logo, que remetia a um ovo, a parte branca saiu, ficando apenas a vermelha com o nome da marca no centro e o ano em que a empresa foi fundada na parte de cima.
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“Foi uma mudança sutil. Não fazia mais sentido ter o ovo como logo se alguns de nossos produtos não usam o produto, como o grano duro”, explica a gerente de marketing da Barilla do Brasil, Fabiana Araújo.
Já nas embalagens houve mudanças na identidade visual. A caixinha continua sendo azul, feita de papel cartão que vem de reflorestamento, só que agora ela perde o visor de plástico, passando a ter o desenho da massa no lado externo. Além disso, a alteração contribui para a sustentabilidade do planeta, já que a Barilla deixa de utilizar mais de 126 toneladas de plástico até o final de 2022. “A embalagem já era reciclável e, agora, sem o plástico ela não atrapalha o processo de reciclagem. E, com isso, reforçamos nossa preocupação em ter produtos com menor impacto ambiental”, afirma a executiva.
A novidade começa a aparecer nas prateleiras dos supermercados entre o final de março e o início de abril. O primeiro produto de cara nova será o molho Pesto. O processo de transição de todos os produtos deve ocorrer durante todo o ano.
Foto: Divulgação
A empresa está desenvolvendo um plano de comunicação para este ano. “O foco vai ser em digital, com muitas surpresas legais. Toda a parte de comunicação entrando na jornada do consumidor, levando a marca focada onde a gente precisa falar com os ‘barilovers’. É uma campanha que vai fazer a diferença”, revela Fabiana.
A executiva está otimista de que a mudança contribuirá para o aumento das vendas. Primeiro, ela destaca que, com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas passaram a cozinhar dentro de casa e foram em busca de produtos de qualidade. “Acredito que este hábito será mantido”.
Além disso, a empresa está desenvolvendo o e-commerce. “Queremos ter mais visibilidade, maior presença e facilidade para o consumidor encontrar os nossos produtos. E, para quem não conhece, queremos criar o interesse para conhecer”, revela.
Fabiana também acredita que a mudança será positiva para o varejista, pois os produtos terão maior apelo de venda. “A Barilla já é um paredão azul dentro do supermercado, quando a gente coloca a nova embalagem com a logomarca destacada em vermelho, o produto vai ficar ainda mais fácil de ser visualizada, o que pode contribuir para os supermercados venderem mais”, estima, acrescentando que além da embalagem tem a parte promocional que acaba trazendo mais modernidade para o ponto de venda.
De acordo com a executiva, a mudança não vai levar a reajuste do produto. “Não, de forma alguma. Essa alteração não tem o intuito de alteração no preço final”, garante.
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