SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Neogrid Barbosa Supermercados Smarket Promoções ROI

Barbosa Supermercados consegue aumentar em 26 vezes o ROI de suas promoções

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/08/2023


Foto: Divulgação

Dados revelam que 41% das ofertas não geram aumento de vendas, 40% dos itens gerariam mais margem se sofressem algum tipo de ajuste no preço, 52% das ações têm algum tipo de problema no abastecimento – seja de ruptura ou de excesso, e entre 30% e 45% das ações negociadas não são executadas nos PDVs. 

Esses são alguns dos percentuais apresentados por Guilherme Raymond, Head de Comercial Varejo da Neogrid, na última terça feira (22/08) no Summit 2023, evento realizado pela Neogrid que reuniu diversos nomes da indústria e do varejo.  

[noticiasRelacionadas]

Na palestra denominada “Promoção? Só se for para aumentar o ROI”, Raymond apresentou junto a Murillo Zanerato, Gerente de Inteligência Comercial do Barbosa Supermercados, os desafios das promoções e o case realizado junto a empresa do varejista para melhora nesse quesito com a implementação da  Smarket , desenvolvida para auxiliar varejistas a promocionar de forma mais estratégica e eficiente.

Atualmente esta plataforma já está presente em 5 mil PDVs e 150 varejos dentre eles o Assaí, Tenda Atacadista, Dia, Atacadão Dia-Dia, Muffato, Oba, Natural da Terra, Super Nosso, Mambo entre outros. Para Raymond o sucesso da ferramenta se deve aos varejistas e suas demandas específicas.  

Acompanhando a jornada digital do varejo essa plataforma atua em diversas questões, dentre elas na gestão do fluxo promocional, criação de cartazes automatizados, execução das ações no PDV com a seleção de produtos estratégicos para promocionar dando visibilidade a indústria das ações executadas em conjunto ao acompanhamento do ROI e da performance das promoções. 

No Barbosa Supermercados

Com planos de expansão para 45 lojas até 2026, o Barbosa Supermercados se juntou a ampla gama de varejistas que utilizam a plataforma. De acordo com Zanerato a decisão foi tomada devido a necessidade de otimização dos processos, integração das equipes, gestão de promoções, acompanhamento dos resultados e assertividade nas ofertas – e os resultados foram expressivos. 

Em relação a otimização dos processos houve uma redução de 2 dias no prazo para a elaboração de uma campanha o que permitiu que a rede fosse mais assertiva e analítica. A otimização de tempo foi em 33%, e o que antes precisava de uma página diferente para cada etapa do processo, hoje está tudo no mesmo local.  

Na questão de integração das equipes houve uma melhora em relação a diagramação e gestão de campanhas no marketing, preenchimento de ofertas e análise simultânea na parte comercial, conferência dinâmica e precificação integrada no pricing, e cartazes e ofertas internas nas operações. Assim, cada uma das 34 lojas da rede tinham um tipo de promoção. 

Já na gestão de promoções o Barbosa verificou uma melhoria na monitoração de todas as etapas e resultados das promoções com um acréscimo de 3 mil promoções semanais divulgadas em suas revistas, lâminas digitais e tabloides. 

Segundo Zanerato, a loja se tornou mais competitiva e viu um aumento de renda. Houve uma elasticidade nos preços mais expressiva com ganho de margem de 7,2%, e em termos de assertividade nas ofertas, foi registrado um aumento da representatividade na participação dos tabloides de 8,6%. Além disso, o ROI (Retorno de Investimento) cresceu em 26 vezes após a implantação da plataforma

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook
 

COMPARTILHAR
TAGS:Neogrid, Barbosa Supermercados, Smarket, Promoções, ROI
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados