ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Azulão reduz perdas internas em 45%
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/05/2023
Foto: Divulgação
O PDV é uma das áreas que mais geram dores de cabeça para o varejista e chega a ser responsável, em média, por cerca de 30% das perdas internas de uma loja. Atento a este desafio, a rede de supermercados do interior paulista, o Azulão Supermercados, adotou o uso do Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa da Sesami, antiga Gunnebo Cash Management, para reduzir essa perda.
[noticiasRelacionadas]
Com lojas em Lençóis Paulista e Macatuba, na região central do Estado, o Azulão começou a utilização do Gatecash há cerca de três anos, com resultados significativos desde a implantação. “Buscávamos uma solução que pudesse nos ajudar a diminuir as perdas. Sempre tivemos dificuldades em controlá-las e tínhamos a necessidade de uma ferramenta que proporcionasse uma análise detalhada operações de PDV, além de oferecer maior segurança às operadoras”, diz Lucas Rafael Rodrigues, diretor e sócio-proprietário da rede.
O Gatecash foi testado, primeiramente, em uma unidade de Macatuba, e reduziu em 45% as perdas internas, especialmente nas divergências com leite, cerveja e carne. Verificou-se ainda que 70% das perdas eram originárias de erros operacionais e 30% de fraudes, principalmente praticadas por clientes. “Recebemos mais de 112 mil clientes mensalmente. Sem o apoio da tecnologia e soluções como o Gatecash estaríamos tentando contabilizar as perdas até agora”, afirma Guilherme Canduzin, gerente de prevenção de perdas do Azulão.
“Identificamos os problemas recorrentes, demos orientações e aplicamos sanções e punições às operadoras de caixa. Quanto às pessoas mal-intencionadas, comunicamos a polícia em alguns casos. Com essas medidas, reduzimos sensivelmente as perdas identificadas”, lembra.
O Gatecash faz parte de toda a rede e já está contemplado no projeto de expansão com a criação de uma nova loja em Macatuba, no segundo semestre de 2023. “Nossa cultura de prevenção de perdas é muito forte. Temos nosso CFTV (são mais de 600 câmeras em três unidades e no Centro de Distribuição) e o time de prevenção de perdas em piso de loja. Prevenir perdas é lucro na certa”, afirma Rodrigues.
Além de atuar na prevenção de perdas, os relatórios e imagens da ferramenta são utilizados também na integração dos novos funcionários, onde os cases internos de falhas de registros e quebras de procedimentos na operação de frente de caixa são apresentados. “A própria operadora, sabendo que o ambiente do PDV é monitorado, também se sente mais segura na resolução de casos conflituosos com clientes”, explica Canduzin.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas
.jpg)
Marca prevê aumento de consumo de seus produtos devido ação promocional

5 insights para o profissional de trade marketing estar ligado

Cases de colaboração potencializam as categorias com estratégias de trade marketing
