SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Que tal os supermercados olharem para o que dá certo?

17/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Covid-19 Covid19 Coronavírus Coronavirus Preços Supermercados

Aumento de preços se torna mais um desafio para o varejo durante a quarentena

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/03/2020

Aumentos significativos nos preços de alguns produtos básicos têm sido reportados a SA Varejo por supermercadistas de todo o Brasil. Em muitos casos, reclamações de consumidores se tornaram mais um problema a ser resolvido em meio a tanto acúmulo de trabalho com as vendas aquecidas por conta da preocupação dos brasileiros com a pandemia. 

[noticiasRelacionadas]

Uma das manifestações oficiais a respeito dos aumentos veio do Sicomércio, que citou em comunicado o "efeito cascata" gerado pela alta repentina nas vendas. Com base em informações de consultores, fornecedores e varejistas, SA Varejo foi entender as razões para os reajustes observados nas últimas semanas em cinco categorias amplamente consumidas no Brasil.

Leite Longa Vida

De acordo com consultorias e associações do setor, a produção vinha em queda desde dezembro, aumentando os valores pagos pelas indústrias aos produtores. Com a alta súbita da demanda, a busca pela matéria-prima cresceu ainda mais, pressionando custos e disparando os preços ao consumidor. Dados do Sicomércio apontam que os preços subiram 54% nas últimas semanas. 

Feijão

O item básico na mesa dos brasileiros está 67% mais salgado, segundo o Sicomércio. Resultado de dois fatores conjuntos: crescimento expressivo da demanda nos últimos 10 dias e problemas com quebra de safra que já vinham ocorrendo no campo. 

Alho

Com forte dependência das importações – sobretudo da Argentina –, o produto registra aumento de preços desde a disparada do dólar, cotado neste momento acima dos R$ 5. Restrições nas fronteiras, em razão da pandemia de Covid-19, também influencia os valores. Dados do Sicomércio apontam que, em menos de 10 dias, a alta o foi de 45%.

Batata

O produto teve o maior reajuste entre os citados pelo Sicomércio, de 90%, associado à menor safra e a um período de muita chuva, que reduziu a oferta. Como nos demais casos, a maior procura em função da quarentena puxou para cima os valores praticados na ponta, como explica a Produce Marketing Association

Ovos

Essa proteína também apresenta movimento de alta. Desde o começo de março, subiu 12% nas granjas paulistas. De acordo com a Scot Consultoria , isso acontece, principalmente, em decorrência da pandemia.

Indústria tem ajudado

Apesar dos problemas no início da cadeia, uma boa notícia é que muitas indústrias têm evitado reajustar seus produtos neste momento, inclusive absorvendo custos de insumos dolarizados.   

O que fazer no seu supermercado?

Uma iniciativa para evitar desgaste na imagem junto aos clientes é usar a comunicação visual nas seções dos produtos com aumentos mais expressivos para avisar que houve forte reajuste por parte dos produtores das matérias-primas e também devido ao maior consumo e estocagem que muitos consumidores estão fazendo. Pode ser uma deixa também para esclarecer a importância do consumo consciente neste momento.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:          LinkedIn         ,         Instagram         e         Facebook         !

    

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Covid-19, Covid19, Coronavírus, Coronavirus, Preços, Supermercados, Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Compra consumidor mercado supermercado carrinho de compraConsumo

Vendas de supermercados sobem 0,4% em março

Cencosud corporativaAquisição

Com aval do Cade para venda de 32 lojas, Cencosud dá passo estratégico para melhoria de resultados no País

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoInauguração

Supermercados BH chega a nova cidade com loja convertida do Bretas

Bob's  loja divulgaçãoExpansão

Bob’s aposta no varejo alimentar e leva batata frita às prateleiras de supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados