Aumento das vendas online não significa que a Transformação Digital aconteceu nos supermercados

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Setor ainda tem um caminho a trilhar no processo de digitalização e uma empresa fundada no Vale do Silício está pronta para ajudar nesse trabalho

Foto: iStock

Desde o início da pandemia, o e-commerce ganhou novo status no varejo alimentar brasileiro. O setor, que até então apresentava crescimentos tímidos no comércio eletrônico, viu as vendas dispararem com o isolamento social. Comprar online alimentos – inclusive perecíveis –, bebidas, itens de higiene, artigos de limpeza e demais produtos básicos passou a fazer parte da rotina de milhares de consumidores.

Ao setor supermercadista não houve escolha a não ser se adaptar rapidamente. Nesse processo, saíram na frente as redes que já trilhavam jornadas além do varejo físico. Mas implementar, de fato, a Transformação Digital requer muito mais do que construir um site de comércio eletrônico e aceitar pedidos de forma remota.

Uma estratégia digital ágil passa pelo realinhamento da forma como os dados de produtos e clientes são coletados, usados e disseminados por toda a organização, conforme explica a Centric, empresa nascida no Vale do Silício e desenvolvedora de um software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management) utilizado pela indústria e pelo varejo em mais de 30 países. 

Criar uma arquitetura de dados de produto forte é justamente a primeira etapa a ser cumprida. Na prática, a abordagem digital do Centric PLM, focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos, pode ser a chave para o varejo e todo o setor alimentício entrar, de vez, na nova fase da digitalização.

Nesse sentido, conheça 3 exemplos de possibilidades pelo software de PLM da Centric:

  1.  Mais rapidez nos testes e lançamentos de produtos

Ao controlar o marketing, as vendas, os pedidos e as entregas, as marcas legadas podem usar todos esses fatores em conjunto para levar novos produtos aos clientes com maior rapidez.

  1. Melhor acesso aos dados do consumidor

Alcançar os consumidores por meio de vários canais (social, e-mail, aplicativos, publicidade digital, tráfego do site, etc) é o passaporte para a execução de forte personalização de produto e marketing. Alinhar requisitos e tendências de consumo com a estratégia de sortimento é chave para se beneficiar de qualquer tecnologia moderna.

  1. Inovação rápida em vários mercados

Ter uma análise interna de dados do cliente e produto também permite que os varejistas expandam as ofertas de sortimento em vários espaços.

Clique aqui e solicite uma demonstração do software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric!      

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