ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/07/2025
Atacarejos têm espaço para 420 novas lojas nos próximos cinco anos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/12/2021
Foto: istock
O atacarejo ainda tem potencial para abertura de cerca de 420 novas lojas nos próximos cinco anos, segundo relatório do banco de investimentos Credit Suisse . O principal motivo apontado é a conjuntura econômica. Afinal, a inflação alta, o PIB (Produto Interno Bruto) em baixa e a perda de renda têm levado o consumidor a buscar produtos mais baratos e, neste sentido, o modelo leva vantagem.
[noticiasRelacionadas]
Com preços cerca de 15% abaixo dos demais formatos, o cash & carry virou o destino dos consumidores finais, sobretudo nos últimos tempos, em que não há mais a necessidade de comprar grandes quantidades, além da possibilidade de pagar com todos os tipos de cartões.
Em entrevista à edição de dezembro da SA Varejo, tanto o Grupo Mateus quanto o Assaí veem ainda um ritmo forte de crescimento do atacarejo num horizonte de cinco anos, alinhando-se assim ao potencial estimado pelo Credit Suisse.
Já o Itaú BBA destaca, em relatório divulgado recentemente, que as redes regionais foram responsáveis por 74% das novas unidades de atacarejos que surgiram no mercado nos últimos dois anos. Os grandes players - Atacadão (do Carrefour), Assaí e Mix Atacarejo (Grupo Mateus) - representam apenas 26% do total de 370 lojas que surgiram no período.
A forte expansão do cash & carry tem aberto uma série de discussões sobre o seu futuro. Entre elas, uma possível sobreposição de lojas e canibalização de vendas e a complexidade do sortimento, que avança a passos largos. Diferentemente de dez anos atrás, o modelo incluiu no mix itens perecíveis, como hortifrútis e, mais recentementem, serviço de açougue.
Para entender o impacto dessas mudanças no crescimento sustentável do cash & carry, confira reportagem da revista SA Varejo de dezembro. Leia aqui
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Lucro do Assaí no 2º tri pode desacelerar mesmo em meio ao processo de desalavancagem

Villefort Atacarejo inaugura 3ª loja em Goiás nesta semana

Max Atacadista planeja abertura em cidade inédita do Paraná
