SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Scanntech Pesquisa Black Friday Cesta sazonal

Atacarejos regionais apresentam a maior participação no total de vendas durante a Black Friday

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/10/2023


Foto: Adobe Stock

Devido à crise econômica e consequente baixo poder aquisitivo da população, nos últimos anos o consumo de produtos alimentares se destacou perante as compras de eletrodomésticos durante a Black Friday. Porém, com um cenário macroeconômico mais estável e a desaceleração da inflação é esperado que a época de promoções traga resultados mais expressivos em 2023.

[noticiasRelacionadas]

Em 2022 houve um crescimento de 17,1% nas vendas unitárias da cesta Black Friday – composta por, entre outras coisas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, suplementos para academia, eletrodomésticos, eletrônicos, acessórios para casa e itens de perfumaria. O dado é uma comparação com o mesmo período em 2021, e revela que a média de preço cresceu de forma mais moderada, registrando um aumento de 9,5%, enquanto a média geral de itens teve um aumento de 17,7%.

Antes mesmo da última sexta-feira de novembro, data de comemoração da Black Friday, as vendas apresentam alta. No ano passado, por exemplo, a cesta sazonal teve um aumento de 12% e na semana do dia de promoções e participação chegou a 12,7%.

Esses percentuais são da pesquisa realizada pela Scanntech em mais de 40 mil estabelecimentos, ticket a ticket; e demonstram que os produtos mais procurados no canal alimentar são os da linha marrom (Monitores de plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras) – que apresenta uma alta de 115,1% em relação a venda média do ano. Logo em seguida estão as bebidas alcoólicas como o Whisky e Gin com acréscimo de 105,3% e 64,7%, respectivamente, em comparação a média anual

Outros itens com crescimento expressivo são os espumantes, o café em cápsula, o energético, o sorvete de palito, a Vodka, o sorvete de massa, a cerveja, os refrigerantes, a fralda, o rum, a tequila e o vinho. 

Dentre os canais, a maior participação no total de vendas é nos atacarejos regionais (16%), seguido pelos supermercados (12,3%). Entretanto, no ano passado os supermercados tiveram um aumento de 17,5% nas vendas unitárias em relação aos atacarejos

Contudo, o incremento de faturamento nos atacarejos superou o dos supermercados em 2,8% na semana da Black Friday de 2022 em relação a de 2021. Tal movimento foi impulsionado pelo aumento nos preços dos atacarejos – 18% contra os 8% dos supermercados.

Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, os dados demonstram como essa data é crucial para a atração e retenção de novos shoppers, pois os consumidores já chegam nas lojas mais decididos sobre o que querem comprar. Além disso, a diretora destaca que essas compras tendem a ser de abastecimento ou de longo prazo, e perder um cliente nesta época pode impactar as vendas nos períodos subsequentes.

“O objetivo principal deve ser encantar e fidelizar o shopper, construindo uma imagem positiva da marca, mas sempre com muita cautela no quesito margem. Além disso, é essencial lembrar que a Black Friday se estende por quase todo o mês, exigindo atenção contínua neste período”, completa Priscila.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram    e    Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Pesquisa, Black Friday, Cesta sazonal
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados