SA+
Nielsen Consumer Black Friday Novembro 23 Consumo Calor Verão

Atacarejos apresentam crescimento em novembro enquanto hipermercados demonstram queda

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/12/2023


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Novembro foi marcado pelo impulso em volume maior que a média do ano, alavancado por menores repasses de preço, novas lojas (especialmente do cash & carry), altas temperaturas e Black Friday – é o que indicam dados da última edição do NIQ Monitor, da Nielsen Consumer .  

[noticiasRelacionadas]

Em relação a importância percentual de cada canal, o e-commerce se destacou em comparação ao mesmo período do ano passado, com aumento de 20,8 p.p no valor. Em segundo, nesse mesmo comparativo, estão os atacarejos com aumento de 13,3 p.p em valor e 14 p.p. em unidades. Enquanto isso, os hipermercados apresentaram queda de 1,3 p.p. e 1,5 p.p. no valor e unidades, respectivamente.

Sobre as categorias, itens da mercearia como salgadinhos, chocolates e o azeite; industrializados como sorvetes, iogurtes e batatas congeladas; e commodities como o arroz, açúcar e sal de cozinha, se destacaram pela contribuição positiva. Outros itens como cervejas, refrigerantes, desodorantes, amaciantes, inseticidas, plantas, ventiladores e ar-condicionado também apresentaram uma contribuição positiva

Alguns desses produtos tiveram como um dos seus maiores impulsionadores a alta nas temperaturas. Esse é o caso dos sorvetes, inseticidas, protetores solares, cervejas e ventiladores.

Por outro lado, a margarina, vegetais congelados, sobremesas lácteas, óleo comestível, café em pó, massas alimentícias, mistura de pão e bolo e sementes/grãos, contribuíram negativamente. Além disso, a Vodka, antisséptico para mãos, e sabão em barra apresentaram resultados que concentram mais da metade da retração de suas cestas específicas (bebidas, higiene e beleza, e limpeza).

A pesquisa também analisou a semana da Black Friday e verificou um crescimento de 10,3 p.p. em unidades e 9,9 p.p. em valor, em relação ao mesmo período de 2022.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram   e    Facebook        

COMPARTILHAR
TAGS:Nielsen Consumer, Black Friday, Novembro 23, Consumo, Calor, Verão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Latino-americanos aumentam em 14,3% os gastos com compras para o larPesquisa

Latino-americanos aumentam em 14,3% os gastos com compras para o lar

Adobe StockPesquisa

Preço da cesta básica dispara em quatro capitais e Rio de Janeiro lidera com alta de 6,5%

Bnex - IA - Adobe StockRio Grande do Sul

Tragédia no RS causa impacto superior a meio bilhão de reais para o varejo alimentar

Adobe Stock - Mulher - Shampoo - HibeKantar

Cenário econômico favorável faz consumo subir pela 7ª vez consecutiva na América Latina

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SAFALECONOSCO@SAINTELIGENCIADEVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados