SA+ Ecossistema de Varejo

Nielsen Consumer Black Friday Novembro 23 Consumo Calor Verão

Atacarejos apresentam crescimento em novembro enquanto hipermercados demonstram queda

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/12/2023


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Novembro foi marcado pelo impulso em volume maior que a média do ano, alavancado por menores repasses de preço, novas lojas (especialmente do cash & carry), altas temperaturas e Black Friday – é o que indicam dados da última edição do NIQ Monitor, da Nielsen Consumer .  

[noticiasRelacionadas]

Em relação a importância percentual de cada canal, o e-commerce se destacou em comparação ao mesmo período do ano passado, com aumento de 20,8 p.p no valor. Em segundo, nesse mesmo comparativo, estão os atacarejos com aumento de 13,3 p.p em valor e 14 p.p. em unidades. Enquanto isso, os hipermercados apresentaram queda de 1,3 p.p. e 1,5 p.p. no valor e unidades, respectivamente.

Sobre as categorias, itens da mercearia como salgadinhos, chocolates e o azeite; industrializados como sorvetes, iogurtes e batatas congeladas; e commodities como o arroz, açúcar e sal de cozinha, se destacaram pela contribuição positiva. Outros itens como cervejas, refrigerantes, desodorantes, amaciantes, inseticidas, plantas, ventiladores e ar-condicionado também apresentaram uma contribuição positiva

Alguns desses produtos tiveram como um dos seus maiores impulsionadores a alta nas temperaturas. Esse é o caso dos sorvetes, inseticidas, protetores solares, cervejas e ventiladores.

Por outro lado, a margarina, vegetais congelados, sobremesas lácteas, óleo comestível, café em pó, massas alimentícias, mistura de pão e bolo e sementes/grãos, contribuíram negativamente. Além disso, a Vodka, antisséptico para mãos, e sabão em barra apresentaram resultados que concentram mais da metade da retração de suas cestas específicas (bebidas, higiene e beleza, e limpeza).

A pesquisa também analisou a semana da Black Friday e verificou um crescimento de 10,3 p.p. em unidades e 9,9 p.p. em valor, em relação ao mesmo período de 2022.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,    Instagram   e    Facebook        

COMPARTILHAR
TAGS:Nielsen Consumer, Black Friday, Novembro 23, Consumo, Calor, Verão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Pesquisa revela hábitos na compra de panetonesPanetone

Pesquisa revela hábitos na compra de panetones

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentarBlack Friday no Varejo

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados