27/07/2025
Atacarejo responderá por 50% do varejo alimentar até o final deste ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/10/2022
Foto: Divulgação
Até o final deste ano, o atacarejo representará metade das vendas do varejo alimentar, segundo avaliação da Nielsen durante Workshop realizado pela Abaas (Associação Brasileira dos Atacarejos), que aconteceu na quarta-feira (26/10). Segundo a consultoria, o formato já tem uma representatividade de 47% e deverá atingir os 50% devido ao grande número de inaugurações e conversões previstas pelas empresas do setor.
[noticiasRelacionadas]
Esses também são os ingredientes que deverão manter o formato em ascensão durante mais alguns anos, de acordo com especialistas. Em matéria de SA Varejo sobre o futuro do modelo, publicada em dezembro do ano passado, os principais players avaliam que o segmento manterá sua curva de crescimento por cerca de mais cinco anos.
O estudo da Nielsen, apresentado no evento da Abaas, indicou ainda que o formato está presente em 69% dos lares do País, avançando 3 pontos percentuais sobre o período anterior. Além disso, a empresa apontou um avanço de 25% no número de lojas.
Mesmo com as novas unidades impulsionando o formato, as vendas em mesmas lojas também aumentaram 10% no acumulado dos primeiros 9 meses do ano. O avanço está distribuído da seguinte forma: 7,3% no 1º trimestre; 13,8% no 2º; 8,7% no 3º. Outro dado compartilhado pela Nielsen é que o ganho de market share do atacarejo foi maior nas áreas Grande Rio de Janeiro, Sul e Minas/Espírito Santo/Interior do Rio de Janeiro.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Varejo alimentar cresce 8% em valor no 2º tri, mas perde volume de vendas

Grupo Pereira amplia serviço de padaria para mais um atacarejo

Assaí avança com as obras de sua 2ª unidade em Itaquaquecetuba (SP)
