SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Atacadão Osasco e-commerce McDonald's

Atacadão investe em lojas com novo padrão de atendimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/08/2021

Foto: Divulgação

A rede Atacadão segue firme no seu plano de expansão. Até o final do ano a empresa vai abrir sua segunda unidade em Osasco. A meta é abrir 15 lojas e três atacados de entrega pelo país até dezembro. O novo CEO, Marco Oliveira, tem apostado em duas frentes para manter o ritmo de crescimento: ganhar tração com o e-commerce e maximizar a rentabilidade dos pontos de venda.

Para isso, a rede vai investir em lojas menores e atendimento mais rápido, para melhorar o fluxo de compra e aumentar a conversão de vendas. As novas unidades passam a ter 4 mil metros quadrados, ante os 5,6 mil metros quadrados das lojas atuais, e o número de caixas sobe de 24 para 28. “É meio que uma ‘estratégia McDonald’s’. Uma maior velocidade no atendimento nos dá a capacidade de vender mais. Essas lojas, mesmo com tamanhos menores, têm uma venda por metro quadrado bastante produtiva”, afirma.

Oliveira, ressalta que a estratégia de redução do tamanho das lojas também é uma adequação a nova realidade, já que a oferta de grandes terrenos é cada vez menor. “Hoje, eu não consigo ter uma loja maior de 4 mil metros quadrados em grandes capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Belém ou São Paulo. Não tem espaço para isso. Além disso, a legislação de ocupação de solo é muito diferente. Hoje, para qualquer terreno, 20% dele eu não posso usar, tem de ser de área impermeável. Para fazer uma loja de 5,6 mil metros quadrados, eu preciso de no mínimo 25 mil metros quadrados. E, em São Paulo, se você conseguir encontrar isso, vai ter de pagar R$ 50 milhões pelo terreno.”

O executivo afirma que não irá poupar esforços para crescer fortemente no e-commerce. Hoje, são cerca de 100 unidades no país por meio de parcerias com aplicativos de entrega Rappi  e Cornershop (da Uber). “Implementamos esse modelo de venda em março do ano passado, início da pandemia, como uma forma de atender aos consumidores que não pudessem visitar à loja. Está funcionando bem”, diz Oliveira. Além disso, a bandeira vê a relevância de seu e-commerce próprio crescer com a retomada de serviços represados durante a pandemia. Questionado sobre a rentabilidade da modalidade, o executivo afirma que tem negociado as taxas com os parceiros. “Fazer e-commerce é fácil, o desafio é fazê-lo ser rentável.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                   LinkedIn                                                  ,                                                  Instagram                                                  e                                                  Facebook                                                  !

COMPARTILHAR
TAGS:Atacadão, Osasco, e-commerce, McDonald's
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Dia a Dia comemora 10 anos com mais de R$ 1 milhão em prêmiosExpansão

Atacadão Dia a Dia abre 31ª unidade em Goiás

Imagem do editorIndústria

Dia a Dia é destaque em ranking que avalia o relacionamento com a indústria

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados