ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/10/2025
Apesar de complexo, varejo alimentar online terá crescimento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/12/2018
Mesmo com baixa representatividade em comparação com as lojas físicas, a venda online de alimentos não deve ser ignorada no longo prazo, conforme recomenda a Mercafácil , especializada em software para gestão inteligente de clientes. Afinal, em alguns anos as gerações que nasceram no mundo digital se tornarão os principais clientes do varejo alimentar. E esses consumidores têm comportamento diferente das gerações anteriores e são totalmente conectados no mundo digital.
Um negócio que envolve venda de alimentos online, vale lembrar, possui alta complexidade. Confira a análise da Mercafácil sobre alguns dos principais desafios do varejo alimentar no segmento de e-commerce:
Gerenciamento da loja online
Dentro desse cenário, gerenciar loja online com sucesso é um desafio. A loja online exige marketing diferenciado, estoques integrados com as lojas físicas e atendimento através de telefone e/ou canais digitais. Para finalizar cada compra online, a loja precisa dedicar tempo de um funcionário pra pegar os itens nas prateleiras e passar no caixa, além de utilizar um serviço de entrega. As taxas de entrega dificilmente cobrem esses custos.
Entrega de produtos
Entrega é um desafio a parte. A necessidade de baratear custos de entrega exige uma densa rede de distribuição com alta utilização, oferecendo oportunidade para o surgimento de empresas especializadas. Por outro lado, maximizar a utilização da rede de distribuição dificulta prestar serviços de boa qualidade, impactando tempo e previsibilidade da entrega e colocando em risco a qualidade de produtos refrigerados e congelados.
Acompanhar necessidades do público
As exigências dos consumidores também gera desafios. Consumidores demandam diferentes experiências online, desde experiência 100% online até experiências multicanal, como comprar online e pegar as compras numa loja física (drive-thru) e comprar na loja física e receber as compras em casa (delivery). Também esperam ter a possibilidade de comprar num canal e trocar ou devolver em outro.
Notícias relacionadas

Redes regionais crescem acima da média nacional em vendas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025
