SA+ Ecossistema de Varejo

Ecommerce Comércio Eletrônico Varejo Alimentar

Apesar de complexo, varejo alimentar online terá crescimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/12/2018

Mesmo com baixa representatividade em comparação com as lojas físicas, a venda online de alimentos não deve ser ignorada no longo prazo, conforme recomenda a Mercafácil , especializada em software para gestão inteligente de clientes. Afinal, em alguns anos as gerações que nasceram no mundo digital se tornarão os principais clientes do varejo alimentar. E esses consumidores têm comportamento diferente das gerações anteriores e são totalmente conectados no mundo digital.

Um negócio que envolve venda de alimentos online, vale lembrar, possui alta complexidade. Confira a análise da Mercafácil sobre alguns dos principais desafios do varejo alimentar no segmento de e-commerce: 

Gerenciamento da loja online

Dentro desse cenário, gerenciar loja online com sucesso é um desafio. A loja online exige marketing diferenciado, estoques integrados com as lojas físicas e atendimento através de telefone e/ou canais digitais. Para finalizar cada compra online, a loja precisa dedicar tempo de um funcionário pra pegar os itens nas prateleiras e passar no caixa, além de utilizar um serviço de entrega. As taxas de entrega dificilmente cobrem esses custos.

Entrega de produtos

Entrega é um desafio a parte. A necessidade de baratear custos de entrega exige uma densa rede de distribuição com alta utilização, oferecendo oportunidade para o surgimento de empresas especializadas. Por outro lado, maximizar a utilização da rede de distribuição dificulta prestar serviços de boa qualidade, impactando tempo e previsibilidade da entrega e colocando em risco a qualidade de produtos refrigerados e congelados.

Acompanhar necessidades do público

As exigências dos consumidores também gera desafios. Consumidores demandam diferentes experiências online, desde experiência 100% online até experiências multicanal, como comprar online e pegar as compras numa loja física (drive-thru) e comprar na loja física e receber as compras em casa (delivery). Também esperam ter a possibilidade de comprar num canal e trocar ou devolver em outro. 

COMPARTILHAR
TAGS:Ecommerce, Comércio Eletrônico, Varejo Alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Inscreva-se no próximo Papo de Varejo e transforme sua operaçãoPapo de Varejo online

Inscreva-se no próximo Papo de Varejo e transforme sua operação

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadoraIquegami Supermercados

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadora

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados