SA+ Ecossistema de Varejo

Ecommerce Comércio Eletrônico Varejo Alimentar

Apesar de complexo, varejo alimentar online terá crescimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/12/2018

Mesmo com baixa representatividade em comparação com as lojas físicas, a venda online de alimentos não deve ser ignorada no longo prazo, conforme recomenda a Mercafácil , especializada em software para gestão inteligente de clientes. Afinal, em alguns anos as gerações que nasceram no mundo digital se tornarão os principais clientes do varejo alimentar. E esses consumidores têm comportamento diferente das gerações anteriores e são totalmente conectados no mundo digital.

Um negócio que envolve venda de alimentos online, vale lembrar, possui alta complexidade. Confira a análise da Mercafácil sobre alguns dos principais desafios do varejo alimentar no segmento de e-commerce: 

Gerenciamento da loja online

Dentro desse cenário, gerenciar loja online com sucesso é um desafio. A loja online exige marketing diferenciado, estoques integrados com as lojas físicas e atendimento através de telefone e/ou canais digitais. Para finalizar cada compra online, a loja precisa dedicar tempo de um funcionário pra pegar os itens nas prateleiras e passar no caixa, além de utilizar um serviço de entrega. As taxas de entrega dificilmente cobrem esses custos.

Entrega de produtos

Entrega é um desafio a parte. A necessidade de baratear custos de entrega exige uma densa rede de distribuição com alta utilização, oferecendo oportunidade para o surgimento de empresas especializadas. Por outro lado, maximizar a utilização da rede de distribuição dificulta prestar serviços de boa qualidade, impactando tempo e previsibilidade da entrega e colocando em risco a qualidade de produtos refrigerados e congelados.

Acompanhar necessidades do público

As exigências dos consumidores também gera desafios. Consumidores demandam diferentes experiências online, desde experiência 100% online até experiências multicanal, como comprar online e pegar as compras numa loja física (drive-thru) e comprar na loja física e receber as compras em casa (delivery). Também esperam ter a possibilidade de comprar num canal e trocar ou devolver em outro. 

COMPARTILHAR
TAGS:Ecommerce, Comércio Eletrônico, Varejo Alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Atakarejo inaugura sua 39ª loja em Porto SeguroAtakarejo

Atakarejo inaugura sua 39ª loja em Porto Seguro

Jaú Serve inaugurou 1ª loja em Ibaté com foco em qualidade e conveniênciaJaú Serve

Jaú Serve inaugurou 1ª loja em Ibaté com foco em qualidade e conveniência

Superviza chega ao Paraná com loja moderna e impacto econômicoSuperviza Atacadista

Superviza Atacadista chega no Paraná com loja em Pato Branco

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados