SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kenvue JVC Supermercados Pague Menos

Antiga divisão de consumo da J&J, a Kenvue tem três ambições para o varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/12/2023


Foto: Divulgação

De um trabalho conjunto da Kenvue , como passou a se chamar a divisão de consumo da J&J, e do Supermercados  Pague Menos , do interior paulista, foi lançado em setembro deste ano a versão Melancia & Hortelã do antisséptico bucal Listerine. A construção do produto envolveu desde a definição do sabor até a execução em loja propriamente dita. Para isso, foram utilizados dados de ambos, incluindo os do CRM da varejista. Apesar do pouco tempo de mercado, o Listerine Melancia & Hortelã está apresentando uma performance acima da expectativa. 

[noticiasRelacionadas]

Essa cocriação faz parte do JVC (Joint Value Creation), um processo colaborativo de geração de valor para indústria e o varejo. Muito mais do que isso, ele é um exemplo prático do que a Kenvue se propõe a ser: uma empresa mais ágil, mais inovadora e, sobretudo, mais próxima do varejo alimentar. 

O surgimento da Kenvue foi anunciado em 2021 e, neste ano, aconteceu o IPO, oferta inicial de ações, da nova companhia na Bolsa de Valores de Nova York. “A Kenvue é a antiga divisão de bens de consumo da Johnson & Johnson, que conta com marcas como Johnson’s Baby, Sempre Livre, Cotonetes, Band-Aid e Listerine, além de linhas de medicamentos vendidos sem prescrição médica, a exemplo de Tylenol e Benadryl”, reforça Victor Sertori, diretor comercial da empresa no Brasil. 

Segundo ele, nada muda para o consumidor, que continua encontrando seus produtos em pontos de venda espalhados por todo o País. No Brasil, 70% das pessoas utilizam alguma marca da empresa, enquanto globalmente elas impactam 1,2 bilhão de consumidores. Já para os super, hipermercados e atacarejos, a transformação será bastante positiva, avalia Sertori. “O varejo alimentar passa a contar com um parceiro mais forte, o que vai ser benéfico para todos”, avalia o executivo. 

Proximidade dos clientes

Sertori explica que esse processo já começou e que ainda será necessário algum tempo para o movimento estar totalmente consolidado. Mesmo assim, já está gerando bons frutos, como demonstrou o processo de JVC com o Pague Menos, que envolveu o lançamento do Listerine Melancia & Hortelã. Além da parceria, o processo envolveu outros atributos. “Podemos fazer um paralelo sob várias óticas, sendo que as principais são a agilidade, a inovação e o desenvolvimento de categorias”, explica o diretor comercial da Kenvue. 


Foto: Divulgação

Em termos de oportunidade, o lançamento acontece em uma categoria presente em 30% dos lares brasileiros, portanto, com possibilidade de avançar. Além disso, os itens comercializados atualmente na linha são mentolados, o que abre uma lacuna importante para o novo sabor, que não tem essa característica. “Melancia é uma ‘queridinha’ nacional. Tanto que gomas de mascar e outros tipos de doces trazem essa versão. Por isso, esse é um lançamento exclusivo no Brasil”, afirma Sertori.

A geração conjunta de valor com foco no consumidor envolve também clientes atendidos indiretamente. A empresa tem casos de redes que compram de distribuidores, nas quais foram implementado o gerenciamento por categorias. “É importante que o shopper não veja a diferença entre um varejista atendido diretamente e um atendido indiretamente”, completa o diretor.

O compartilhamento de informações também é um ponto que será mais bem trabalhado pela Kenvue. “Como líderes de categorias, temos muito conhecimento adquirido ao longo dos anos, por exemplo, com pesquisas”, explica o executivo, lembrando que a empresa também terá treinamentos para o time do varejista sobre as categorias e seus benefícios. 

Estrutura de atendimento e categorias

A princípio não haverá mudança na forma como a empresa se organizou para atender o varejo alimentar. Hoje, a estrutura é regionalizada e por canal. Existe uma diretoria dedicada ao varejo alimentar do Centro-Sul, da qual Sertori está à frente, e outra voltada a cuidar do Rio de Janeiro para cima. “O setor no Brasil é pulverizado, diferentemente de outros países e até mesmo do canal farma, que é mais nacionalizado”, diz o executivo. 

Para ter uma referência sobre o que o varejo deseja, a empresa tem utilizado a pesquisa Advantage, que avalia a evolução do relacionamento colaborativo. Dessa avaliação, a Kenvue entendeu que eficiência operacional e soluções são pontos importantes para seus clientes. 

No primeiro caso, incluem-se aspectos como sortimento assertivo por loja, o que contribui para uma maior produtividade da gôndola, e e-commerce – um canal que ainda está em diferentes níveis de maturidade nas redes varejistas. 

Já o quesito soluções ao consumidor passa pelo desenvolvimento de categorias. Entre as prioridades estão cuidados com os bebês e higiene oral, mercados em que a empresa é líder. Somam-se a essas categorias os absorventes femininos e os protetores solares, que ganham importância durante a sazonalidade do verão. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:Kenvue, JVC, Supermercados Pague Menos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoFusões e Aquisições

Supermercados BH volta a adquirir rede regional uma semana após compra do Bretas em MG

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados