SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Expansão Investimento Supermercados

Antes de abrir lojas, garanta eficiência na operação

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/06/2019

“Expansão nem sempre é o melhor caminho para o crescimento”. É em que acredita Sérgio Tavares, diretor da STavares Consultoria . Para ele, é preciso garantir que a gestão e a operação sejam eficientes. Em outras palavras, é importante um bom controle do ciclo financeiro, do capital de giro e de outros indicadores para avaliar se a empresa está saudável a ponto de expandir os negócios de forma segura e sustentável.

Para isso, é preciso estar atento a alguns pontos. Lauro Bueno Júnior, consultor da assessoria em varejo Unitrier, destaca aspectos que precisam ser focados pelo varejista, como otimização e revisão das estratégias comerciais e de sell out, desenvolvimento de categorias, readequação de mix, melhora no giro e precificação eficiente. A ideia é buscar o equilíbrio da margem e aumento de lucratividade, além da implantação e automatização de processos que visem o ganho de produtividade da equipe. “Essas áreas geram ganhos de resultado interessantes e têm baixo ou nenhum investimento. É importante pensar nelas antes de avaliar a expansão”, diz Bueno.

Trabalhar melhor o relacionamento com clientes, identificando os principais motivadores para que ele frequente as lojas, é a recomendação de Alexandre Horta, business partner da Wave Group. Com o consumidor cada vez mais multicanal e propenso a exigir comodidade, melhorar a integração entre canais e o nível de serviço são alternativas para impulsionar as vendas. Tudo isso, mais uma vez, sem a imobilização de tanto capital e sem grande aumento da estrutura de custos fixos.

O que avaliar antes de abrir lojas

Veja algumas recomendações de Alexandre Horta, da Wave Group

  • O momento atual exige atenção ao investir em expansão, pois o mercado já está há um longo período sem avançar a taxas saudáveis. “Nessas circunstâncias, investimento em novas lojas pressupõe aumento de share de mercado à custa da conquista de território que estava em ‘mãos do adversário’, o que sempre será mais difícil e custoso. Se considerarmos que o aumento de vendas deve ser alcançado por meio dos atuais clientes ou da incorporação de novos, até que ponto expandir seria necessariamente a melhor forma de alcançar tais objetivos?”, questiona o especialista
  • Outro ponto de atenção é que o cenário econômico e político, ainda instável, pode aumentar os prazos para o retorno do capital investido, que passa a custar cada vez mais em razão desse ambiente
  • O especialista ressalta ainda que há espaço para o varejista ampliar tanto vendas quanto margem por metro quadrado das lojas já existentes, além de reduzir custos e despesas operacionais

Parte 1:

https://www.savarejo.com.br/detalhe/negocios /expansao-a-que-custo

Parte 3:

https://www.savarejo.com.br/detalhe/negocios /expansao-por-formatos

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,    Instagram     e    Facebook     !

COMPARTILHAR
TAGS:Expansão, Investimento, Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados