SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

04/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Assaí Carrefour Atacarejos Morgan Stanley Bradesco BBI

Analistas esperam melhora nos resultados do Assaí e Atacadão em 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/03/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

As lojas do Assaí e o Atacadão possuem um tamanho médio semelhantes. Contudo, segundo o Bradesco BBI , o primeiro traz uma receita por metro quadrado 20% maior do que a do seu concorrente. Para este ano, os representantes do banco ainda apontam que, no geral, é esperado que ambas as companhias tenham seus resultados impulsionados pela maturação de lojas, porém o Assaí se destacará também pelo seu SG&A (lucro bruto e despesas gerais, com vendas e administrativas) que deve melhorar.

[noticiasRelacionadas]

O varejista nacional vê espaço para abertura de unidades do atacarejo, mas em um ritmo mais lento, devido à expansão recente, com conversão dos hipermercados Extra, e à alavancagem resultante. Já o Carrefour anunciou que está em um processo de reestruturação com o fechamento de 123 lojas, das quais algumas serão convertidas para outras bandeiras da empresa. Esse movimento foi bem-visto pelos analistas que acreditam que a companhia chegará a 2024 com a “casa limpa”.

Além disso, a redução da relação entre dívida e Ebitda deve ficar em destaque durante este ano – não só para o Assaí como também para o Atacadão, que adquiriu o Grupo BIG.

Analistas do Morgan Stanley , banco americano também acreditam que este será um bom ano para o varejo alimentar, em especial para os atacarejos. Em reunião com Belmiro Gomes, CEO do Assaí, e Gabrielle Helú, diretora de RI, alguns dos motivos citados para esse cenário positivo nos resultados serão as taxas de referência mais baixas, alta nas tendências de poder de compra e fim do cenário de deflação, incluindo potencial inflação de alimentos que pode atingir até 4%. 

O último ano foi marcado pela inflação baixa, e em alguns casos, a deflação, algo que pode ser negativo para o modelo de negócio exercido pelo cash & carry, uma vez que quando os preços estão baixos pessoas e comerciantes tendem a montar menos estoques, o que impacta o faturamento dos varejistas. Além disso, a deflação pode fazer os estoques das empresas perderem valor de mercado e serem obrigadas a vender os itens por preços inferiores aos que pagaram.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Assaí, Carrefour, Atacarejos, Morgan Stanley, Bradesco BBI
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Assaí aumenta frequência de compras em 59% com app que personaliza ofertasPersonalização

App Meu Assaí: frequência de compras dispara com estratégia de personalização

Fachada do supermercado Nacionalconversão de lojas

Carrefour vai converter 5 unidades do Nacional em lojas de proximidade no RS

Carrefour-PampulhaGestão e negócios

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentarGestão de Pessoas

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados