Saiba como o Atacadão usa regionalização para fortalecer sua presença em 95% dos municípios brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Qualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp

08/11/2025

NEWSLETTER

Saiba como o Atacadão usa regionalização para fortalecer sua presença em 95% dos municípios brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Expansão AtacadãoGrupo Carrefour Brasil

Saiba como o Atacadão usa regionalização para fortalecer sua presença em 95% dos municípios brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/08/2025

Atacadão

Foto: Divulgação


O Atacadão, bandeira do Grupo Carrefour Brasil, opera atualmente com 419 unidades distribuídas entre 383 lojas físicas e 36 centros de distribuição e atacado de entrega. A marca está presente em todos os estados, alcançando, segundo dados do IBGE, até 95% dos municípios brasileiros, o equivalente a mais de 5.570 cidades.

A estratégia da empresa se baseia na regionalização, adaptando o mix de produtos e serviços às particularidades logísticas, hábitos de consumo e características culturais de cada região. A expansão foi favorecida pela presença nas capitais e em municípios do interior, além da operação de e-commerce que cobre quase todo o território nacional.

De acordo com o Atacadão, a ampliação da capilaridade é central para o negócio, tanto para atender comerciantes quanto consumidores finais. Mesmo mantendo um modelo simplificado, a rede incorporou serviços ao longo dos anos, como padaria, açougue, frios e fatiados, para atender à demanda dos clientes.

A rede também investe em conveniência dentro das lojas, oferecendo caixas de autoatendimento, wi-fi, balanças nos caixas e um sortimento superior a 10.000 itens. A intenção é garantir que o cliente encontre todos os produtos em um único local, atendendo tanto o varejo de reposição para famílias quanto o abastecimento de pequenos e médios negócios.


Logística adaptada às dimensões do país


O tamanho do território brasileiro impõe desafios logísticos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Para abastecer esses mercados, a companhia utiliza inclusive rotas marítimas, via cabotagem, com prazos de entrega que podem chegar a 40 dias.

A negociação com a indústria e fornecedores para garantir preços acessíveis em todas as regiões é uma das responsabilidades centrais do negócio. Além disso, o crescimento do atacarejo é impulsionado por regiões em que o poder de compra exige formatos mais econômicos.


Foco na eficiência e no cliente


A companhia mantém como prioridade a eficiência operacional e o posicionamento centrado no cliente. Para a empresa, a capilaridade é uma vantagem competitiva, mas exige apresentar a proposta de valor em cada mercado, tanto para consumidores quanto para fornecedores. Como base do negócio, a empresa aposta na cultura de simplicidade e na manutenção de preços competitivos sem comprometer a qualidade.

Fonte: Infomoney

COMPARTILHAR
TAGS:Expansão, Atacadão,Grupo Carrefour Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de Açúcar - Chacara Santo Antonio 3Expansão

Pão de Açúcar inaugura sua 66ª loja na cidade de São Paulo

CarrefourIniciativa

Carrefour avança em expansão comercial e reforça segurança urbana com parcerias públicas

Heineken centro de produçãoIndústria

Heineken acumula mais de R$ 6 bi de investimentos no Brasil desde 2019

peruzzoExpansão

Grupo Peruzzo cresce no RS com abertura de 31ª unidade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados