Saiba como o Atacadão usa regionalização para fortalecer sua presença em 95% dos municípios brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Linha Fiesta cresce 15% e impulsiona planos da Seara para as festas de 2025

23/12/2025

NEWSLETTER

Saiba como o Atacadão usa regionalização para fortalecer sua presença em 95% dos municípios brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Expansão AtacadãoGrupo Carrefour Brasil

Saiba como o Atacadão usa regionalização para fortalecer sua presença em 95% dos municípios brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/08/2025

Atacadão

Foto: Divulgação


O Atacadão, bandeira do Grupo Carrefour Brasil, opera atualmente com 419 unidades distribuídas entre 383 lojas físicas e 36 centros de distribuição e atacado de entrega. A marca está presente em todos os estados, alcançando, segundo dados do IBGE, até 95% dos municípios brasileiros, o equivalente a mais de 5.570 cidades.

A estratégia da empresa se baseia na regionalização, adaptando o mix de produtos e serviços às particularidades logísticas, hábitos de consumo e características culturais de cada região. A expansão foi favorecida pela presença nas capitais e em municípios do interior, além da operação de e-commerce que cobre quase todo o território nacional.

De acordo com o Atacadão, a ampliação da capilaridade é central para o negócio, tanto para atender comerciantes quanto consumidores finais. Mesmo mantendo um modelo simplificado, a rede incorporou serviços ao longo dos anos, como padaria, açougue, frios e fatiados, para atender à demanda dos clientes.

A rede também investe em conveniência dentro das lojas, oferecendo caixas de autoatendimento, wi-fi, balanças nos caixas e um sortimento superior a 10.000 itens. A intenção é garantir que o cliente encontre todos os produtos em um único local, atendendo tanto o varejo de reposição para famílias quanto o abastecimento de pequenos e médios negócios.


Logística adaptada às dimensões do país


O tamanho do território brasileiro impõe desafios logísticos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Para abastecer esses mercados, a companhia utiliza inclusive rotas marítimas, via cabotagem, com prazos de entrega que podem chegar a 40 dias.

A negociação com a indústria e fornecedores para garantir preços acessíveis em todas as regiões é uma das responsabilidades centrais do negócio. Além disso, o crescimento do atacarejo é impulsionado por regiões em que o poder de compra exige formatos mais econômicos.


Foco na eficiência e no cliente


A companhia mantém como prioridade a eficiência operacional e o posicionamento centrado no cliente. Para a empresa, a capilaridade é uma vantagem competitiva, mas exige apresentar a proposta de valor em cada mercado, tanto para consumidores quanto para fornecedores. Como base do negócio, a empresa aposta na cultura de simplicidade e na manutenção de preços competitivos sem comprometer a qualidade.

Fonte: Infomoney

COMPARTILHAR
TAGS:Expansão, Atacadão,Grupo Carrefour Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Design sem nome (1)Design sem nome (1)Movimentação

Mondelēz Brasil anuncia mudanças nas lideranças de e-commerce e bebidas em pó

shopper-osasco-1-1024x576Expansão

Shopper amplia entregas para 9 estados e o Distrito Federal

Supermercados BHExpansão

Supermercados BH supera o marco de 400 lojas

Supermarket planeja ocupar antigo ponto do Extra no RJExpansão

Supermarket planeja ocupar antigo ponto do Extra no RJ

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados