SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dados Tecnologia Liverpool

Análise de dados ajudou time do Liverpool a vencer Liga dos Campeões

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/06/2019

Em um dos jogos mais esperados do ano, o time do Liverpool venceu por 2 x 0 o Tottenham e sagrou-se campeão europeu de clubes pela sexta vez na história, desbancando, ao longo da competição, adversários poderosos como o Barcelona, de Lionel Messi, e o Bayern de Munique, hepta campeão alemão.

Um dos grandes responsáveis pela conquista não fez gols como o atacante egípcio Mohamed Salah nem grandes defesas, a exemplo do goleiro brasileiro Alisson. Mesmo aos mais aficionados por futebol, o nome de Ian Graham pode passar despercebido. Sem muita intimidade com a bola, a especialidade desse doutor em física teórica pela Universidade de Cambridge é a análise e utilização de dados.

[noticiasRelacionadas]

Todo o conhecimento matemático de Graham permite ao Liverpool ser assertivo nas contratações. E isso não vale apenas para quem estará dentro das quatro linhas. A própria escolha do técnico Jürgen Klopp, em 2015, teve influência do doutor em física. Por meio de seus cruzamentos de dados, Ian Graham percebeu que o treinador alemão era um bom nome para conduzir o estilo de jogo que o clube pretendia adotar dali em diante. Uma das partidas que deixou isso muito claro foi um jogo em que o Borussia Dortmund, à época comandado por Klopp, dominou as ações. Um detalhe: naquele dia, apesar do amplo domínio, o time do técnico alemão não conseguiu marcar gols e terminou derrotado por 2 x 0.  Outro detalhe: Graham sequer assistiu àquela partida, apenas analisou os dados, juntamente com as informações de diversos outros jogos.

Um dos principais jogadores do Liverpool nesta temporada, o volante Naby Keïta estava no pouco badalado futebol austríaco até que diversos cruzamentos da base de dados de Graham mostraram que valia a pena trazê-lo para atuar na Inglaterra. As contratações de Klopp e Keïta não são exceções: no hexa campeão Liverpool, cada decisão tomada envolve análise de dados. Nesse sentido, Graham e Klopp trabalham conjuntamente, e cabe ao treinador a decisão final sobre quais interações e insights serão passados ao elenco. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Dados, Tecnologia, Liverpool
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockEstratégia

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Varejo inteligente - Retail MediaVarejo e Tecnologia

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo

Tendências do e-commerce para 2025E-commerce 2025

Tendências do e-commerce para 2025

Nova geração de ERPs transforma a gestão no varejo alimentarTecnologia

Nova geração de ERPs transforma a gestão no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados