ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/04/2025
Análise de dados ajudou time do Liverpool a vencer Liga dos Campeões
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/06/2019
Em um dos jogos mais esperados do ano, o time do Liverpool venceu por 2 x 0 o Tottenham e sagrou-se campeão europeu de clubes pela sexta vez na história, desbancando, ao longo da competição, adversários poderosos como o Barcelona, de Lionel Messi, e o Bayern de Munique, hepta campeão alemão.
Um dos grandes responsáveis pela conquista não fez gols como o atacante egípcio Mohamed Salah nem grandes defesas, a exemplo do goleiro brasileiro Alisson. Mesmo aos mais aficionados por futebol, o nome de Ian Graham pode passar despercebido. Sem muita intimidade com a bola, a especialidade desse doutor em física teórica pela Universidade de Cambridge é a análise e utilização de dados.
[noticiasRelacionadas]
Todo o conhecimento matemático de Graham permite ao Liverpool ser assertivo nas contratações. E isso não vale apenas para quem estará dentro das quatro linhas. A própria escolha do técnico Jürgen Klopp, em 2015, teve influência do doutor em física. Por meio de seus cruzamentos de dados, Ian Graham percebeu que o treinador alemão era um bom nome para conduzir o estilo de jogo que o clube pretendia adotar dali em diante. Uma das partidas que deixou isso muito claro foi um jogo em que o Borussia Dortmund, à época comandado por Klopp, dominou as ações. Um detalhe: naquele dia, apesar do amplo domínio, o time do técnico alemão não conseguiu marcar gols e terminou derrotado por 2 x 0. Outro detalhe: Graham sequer assistiu àquela partida, apenas analisou os dados, juntamente com as informações de diversos outros jogos.
Um dos principais jogadores do Liverpool nesta temporada, o volante Naby Keïta estava no pouco badalado futebol austríaco até que diversos cruzamentos da base de dados de Graham mostraram que valia a pena trazê-lo para atuar na Inglaterra. As contratações de Klopp e Keïta não são exceções: no hexa campeão Liverpool, cada decisão tomada envolve análise de dados. Nesse sentido, Graham e Klopp trabalham conjuntamente, e cabe ao treinador a decisão final sobre quais interações e insights serão passados ao elenco.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

GPA se une com indústria de cerveja para o lançamento de uma plataforma que visa a fidelização

Heineken transforma a paixão pela Champions League em resultados de negócio

Varejista paulista alcança 0 perdas na seção de bebidas
