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Ambev: virada no relacionamento com o varejo e aposta em ferramentas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/12/2020


Foto: Eduardo Frazão


Ser o melhor fornecedor do varejo brasileiro é o objetivo da Ambev . Mas antes de adotar soluções, a empresa mapeou, por meio de pesquisa, toda a jornada de seus clientes para identificar onde estavam as oportunidades, trabalho que começou em 2016/2017. “A tecnologia veio depois disso. Identificamos que tínhamos um gap de gente para atender nossos clientes, o que nos fez aumentar muito a nossa força de vendas a partir de 2018. Também empregamos um estudo grande sobre as rotinas e processos internos e externos, para então definir as ferramentas que ajudariam o time a diminuir as horas dedicadas a estas atividades, que não agregavam ao sell out do varejo”, explica Caio Lira, vice-presidente do canal off trade da Ambev. “Além disto, questões como a má experiência dos varejistas com os pedidos, gestão de preços ao shopper e ressarcimento de ações promocionais aos clientes são frentes que trabalhamos para evoluir”, ressalta o executivo. A partir disso, a transformação digital da companhia na área comercial foi definida com base em três pilares:

  • Evoluir no nível de serviço
  • Ter plataformas digitais que ajudem o varejista
  • Ajudar o varejo a trabalhar o portfólio inteligentemente

“Agora, com as iniciativas que tomamos e as soluções que adotamos, estamos numa etapa de poder sonhar alto com nossos clientes”

Caio Lira
VP do canal off trade da Ambev

 

 

NA PRÁTICA, ESSAS SÃO ALGUMAS SOLUÇÕES QUE A AMBEV DISPONIBILIZA PARA O VAREJO

PARCEIRO AS
Portal destinado a facilitar a transação do pedido comercial.

DASH INSIGHTS
A solução, que pode ser acessada via Parceiro AS, permite ao varejista acessar informações estratégicas e de gerenciamento dos JBPs, acompanhando indicadores de resultados.

ASMob
É um aplicativo que orienta de maneira inteligente o time de execução. Leva em conta o cluster da loja, qual tipo de cliente frequenta o supermercado e o sortimento indicado. Também é possível saber quais produtos devem estar nos pontos extras e em quais momentos, aqueles que devem ser expostos nas geladeiras, etc. Lançado há três meses, a Ambev está fazendo o roll out para todo o Brasil.

VENDA CERTA
Lançado no início de novembro, a solução orienta o varejista na definição do sortimento loja a loja. “Com isso, o cliente poderá ter maior eficiência na compra e na venda. É um trabalho interessante porque é comum o varejo trabalhar com o mesmo mix para a categoria em todas as suas lojas”, explica Lira. A ferramenta está disponível para redes de todos os portes.

EXECUÇÃO INTELIGENTE
O ASMob é um aplicativo que orienta o time de promotores da Ambev. Lançado há três meses, a empresa está fazendo o roll out para todo o Brasil


RESULTADOS ALCANÇADOS NO VAREJO

Aumento no nível de NPS, indicador que mede a satisfação dos clientes em relação à companhia

A Ambev está entre as 06 indústrias melhores avaliadas em estratégia comercial

É um dos 05 fornecedores que melhor desenvolvem categorias

Fonte: Advantage

 

Leia matérias complementares:

Fornecedores adotam tecnologias para tornar o varejo mais eficiente e aumentar vendas

Seara: negócios digitais com o varejo da compra à venda ao consumidor

Com estruturação de dados, fornecedores começam a entender melhor a demanda e as categorias

Investimento dos fornecedores em tecnologia favorece pequenos supermercados


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TAGS:Ambev, Digitalização, Transformação Digital, Colaboração, Colaboração varejo e indústria, Indústria, Varejo, Cervejas, Digitalização da indústria
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