Aliar experiência a novos aprendizados é fundamental aos empresários do setor
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/06/2020
“Nenhum de nós vai ser igual quando essa pandemia passar. Todos seremos mais fortes e poderemos enfrentar melhor as dificuldades.” A afirmação é de Pedro Joanir Zonta, presidente da rede Condor , com 54 lojas no Paraná e Santa Catarina. Outro empreendedor do varejo regional, Valdemar Martins do Amaral, presidente da mineira ABC , 47 lojas, vai na mesma linha: “Tenho esperança de que tudo vai melhorar e vamos sair dessa. Nosso pessoal está aprendendo demais. Descobrimos na empresa pessoas que querem e têm vontade de crescer. Eu mesmo aprendi, desaprendi e estou reaprendendo”, diz.
[noticiasRelacionadas]
O depoimento desses dois varejistas mostra o quanto ter resiliência, empatia e mente aberta para entender as mudanças é importante para atravessar o que vem por aí. Ouvir o outro e acalmar a ansiedade de quem ainda é jovem e passou por bem menos crises é algo que também será necessário. Em sua experiência, por exemplo, Valdemar já vislumbra um caminho para o resultado das empresas. “Nosso lucro virá das perdas”, afirma. Segundo ele, o cenário de médio prazo é de escassez para o consumidor, levando a restrições de consumo, o que exigirá maior eficiência do varejo.
Zonta também vê o shopper reduzindo a compra de itens menos essenciais devido ao avanço do desemprego. Por conta disso, a estratégia do Condor tem sido parcelar em seis vezes no cartão as compras de alimentos. “Dessa forma, sobra um dinheiro para pagar água, luz e aluguel até que volte ao normal”, explica.
“Tempos fáceis criam pessoas fracas. Tempos difíceis criam pessoas fortes. Isso vai passar. Precisamos nos unir para encontrar uma solução para o País, sem tirar vantagem de um lucrinho a mais que não vai fazer diferença para ninguém”
PEDRO JOANIR ZONTA
Presidente da Rede Condor (PR), 54 lojas
“Passei por dificuldades extremas que me fizeram questionar qual era a minha missão nessa vida. Foi então que entendi que meu propósito é gerar emprego e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Cada emprego que minha empresa cria é uma família a mais que estamos ajudando”
VALDEMAR MARTINS DO AMARAL
Presidente do ABC (MG), 47 lojas
Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos:
Loja física deve oferecer objetividade na jornada de compra
Consumo sem sair de casa continua forte
Em algumas categorias, nível de consumo deve seguir acima do período pré-Covid
E-commerce é o principal legado da pandemia
Concorrência digital avança sobre as vendas de alimentos
Colaboração entre varejo e indústria ganha produtividade
JBP vive adaptação à nova realidade
Promoções devem ser mais simples e diretas
Varejo e indústria precisarão revisar sortimento
Ruptura: novidades na busca por índices menores
Expansão exige precisão cirúrgica
Fluxo de caixa: é hora de maior disciplina na gestão
Novo shopper exige transparência e confiança do seu supermercado
Relação com funcionários passa por mudanças rápidas
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook !
Notícias relacionadas
Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentar
Rede Angeloni transforma conteúdo digital em experiências de compra interativas
Condor reinaugura sua primeira loja e comemora 50 anos de história
SA+ Tech fecha parceria com Condor Connect e lança campanha para potencializar o ecossistema de inovação do varejo
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados