Ainda falta muito para termos uma cultura de colaboração de dados entre varejo e indústria

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Avaliação de especialistas foi compartilhada em fórum realizado pela SA+. Saiba o que foi debatido

Diego Cicconato, Marcelo Assumpção, Gabriel Monteiro, Thulio Fernandes Martins, Amanda Vasconcelos e Sergio Alvim

"Quem teria coragem de tirar as mãos do volante na rodovia a 100km por hora porque o carro é autônomo?", questionou Diego Cicconato, head de inteligência e trade da Sinter Futura, sobre como ainda temos uma cultura de resistência à rápida evolução da tecnologia nos últimos anos, durante o Fórum Nacional do Varejo. 

"Nossa colaboração varejo e indústria hoje ainda é muito relacional. Vemos algumas parcerias dando certo, mas ainda falta muito para termos uma cultura de colaboração analítica", disse o executivo, que avalia não ser fácil convencer quem está começando a trabalhar com dados. 

Após apresentação de Cicconato, Sergio Alvim, CEO da SA+, mediou um debate que contou com a participação de Marcelo Assumpção, CEO da Portway, conselheiro do IBE Educação Executiva e presidente do Líderes Brasil; Gabriel Monteiro, CEO da Newtail; Thulio Fernandes Martins, vice-presidente do Super ABC; e Amanda Vasconcelos, diretora comercial do Hiperideal.

“A indústria e varejo precisam ser unha e carne”, destacou Gabriel Monteiro. “Não funciona cada um fazer o seu papel. Há tempos falamos muito sobre compartilhamento de dados. Os clientes são pessoas individuais que em um mesmo supermercado têm missões diferentes. Como atender todos dentro de uma única unidade? Envolvendo a indústria nesse ecossistema de decisão porque ela faz muito trabalho para entender esse consumidor. Ter essa humildade de trabalhar em conjunto e acreditar que de forma colaborativa vamos encontrar o melhor resultado de forma individualizada”, explicou o especialista.

Gestão de pessoas aliada à tecnologia

Mas não é só tecnologia que traz uma boa experiência. Esta precisa estar alinhada a um bom atendimento, lembrou Amanda. “Tem a senhorinha que quer ser chamada pelo nome. Tecnologia pegamos na prateleira, mas com pessoas precisamos saber lidar”.

Thulio também ressaltou a importância de criar na empresa a cultura do digital, trazer pessoas da nova geração também para a liderança. “Tem que estar atento para que perfil de liderança você precisa para seus sonhos. Todos são líderes, mas seu objetivo requer um líder específico. Em meio a tantos perfis e tecnologias precisa usar sua visão. Qual é o diferencial do seu varejo? Não é tecnologia, porque ela é base. É sobre a pessoa estar preparada para ser líder”, completou Assumpção. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade