Ação em conjunto gera 20% em conversões de clientes que não compravam produto há mais de um ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2024
Foto: Stock Adobe
Uma parceria entre varejo e indústria rendeu bons frutos e provou que é possível reativar clientes que pararam de consumir determinado produto. A estratégia do Grupo Pão de Açúcar e da cervejaria Heineken foi unir a informação de ambos para criar uma campanha mais assertiva.
A segmentação cruzada entre a base de dados da Heineken e os clientes do GPA trouxeram um público que já curtia e engajava com a marca de cervejas, mas não comprava o produto na rede há algum tempo.
O cruzamento dos dados, feita pela RelevanC , mostrou um aumento de 22% na frequência de compra de seus produtos, uma alta de 19% no tíquete médio de compra e, consequentemente, um crescimento de 45% no gasto médio dos compradores.
Campanha combo cerveja + hambúrguer
A campanha para o Dia Mundial do Hambúrguer teve foco na venda do combo com cerveja e hambúrguer. Foram utilizadas duas bases conjuntas das duas empresas para trabalhar com duas segmentações:
-
Buyers: consumidores que compraram a cerveja Eisenbahn ao menos uma vez nos últimos seis meses
- Shoppers: demais clientes (base fidelidade do GPA + base engajada Heineken
Resultados da ação de cada base segmentada
Cerca de 20% das conversões do grupo Shoppers foram com clientes que não compravam cerveja há pelo menos um ano no GPA. Na comparação entre as segmentações Buyers e Shoppers, os resultados foram:
- Crescimento de +13% na taxa de clique em Buyers
- Aumento de +57% no tíquete médio com o público que comprou no período passado
- Uma taxa de conversão quase 7,7 vezes maior do que a do público que não consumiu os produtos nos últimos meses
Esse cruzamento de bases alavancou as conversões, comprovando a hipótese de que a audiência de Buyers do último ano traria melhores métricas de engajamento de e-mail e conversão, pois a oferta é adaptada aos interesses do consumidor e ao seu histórico de compras.
Entretanto também mostra que, sem os dados da base de engajamento da Heineken, a relevanC não teria escolhido o segmento Shoppers para impactar, perdendo a oportunidade de converter esse público específico e alcançar 20% em conversões com clientes que não adquiriam o produto no último ano. O cruzamento de dados foi o que levou o GPA e a Heineken a não perderem uma expressiva oportunidade de venda.
Para ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+Trade nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook