SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Abílio Diniz Big Península Abilio Diniz no Carrefour planos carrefour

Abílio Diniz será vice-presidente do conselho do Carrefour Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/06/2022

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour Brasil fará amanhã (07/06) o anúncio oficial da mudança na sua governança. Agora, Alexandre Bompard, CEO da operação mundial do grupo será o chairman. Já o empresário Abílio Diniz, fundador da Península Participações, que detém 7% da empresa, assume como vice-presidente do conselho. A mudança acontece logo após a empresa informar que com a aquisição do Grupo Big, o Comitê Executivo foi ampliado para 12 membros.

[noticiasRelacionadas]

O fundo de investimento Advent vai permanecer como acionista do grupo e indicará nomes para outras cadeiras do conselho, que terá também a troca dos membros independentes. O fundo americano era investidor do Grupo Big, que foi comprado por R$ 7,5 bilhões pelo Carrefour em 2021. Desse montante, R$ 5,25 bilhões foram pagos em dinheiro ao Advent ao Walmart, então controladores. Os outros 30% do valor acordado foram pagos em ações, com emissão de novos papéis pela subsidiária do grupo francês.

Com a operação concluída, o Grupo Carrefour fica com 67,7% de participação do Carrefour Brasil (ante 71,6% antes) e a Península Participações com 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart têm, juntos, 5,6%.

Mais mudanças

O Carrefour vai intensificar sua estratégia de expansão digital e ser mais resiliente diante de um ambiente cada vez mais incerto. De acordo com o presidente-executivo, Alexandre Bompard, a  empresa, que no ano passado não conseguiu se unir à canadense Couche-Tard e à francesa Auchan, tem os meios financeiros para se expandir como uma companhia independente.

Nosso grupo nunca teve que enfrentar tantos desafios”, disse Bompard, citando, pandemia, crise climática e guerra na Ucrânia que têm provocado interrupções na cadeia de fornecedores e pressões inflacionárias.

A empresa, maior grupo supermercadista do Brasil e dona da bandeira de atacarejo Atacadão, está trabalhando em um novo plano estratégico e realizando uma revisão de ativos como parte do processo.

Em novembro, o Carrefour anunciou investimento de 3 bilhões de euros até 2026 para intensificar um processo de digitalização, um dos pilares do futuro plano estratégico que deve ser revelado no próximo semestre. “O Carrefour vai se esforçar para proteger o poder de compra de seus clientes enquanto reforça seu modelo econômico”, enfatizou o executivo.

Outras metas são gerar fluxo de caixa livre acima de 1 bilhão de euros este ano e focar em produtos de marca própria, atividades promocionais e programas de fidelidade, bem como em economia de custos. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                          LinkedIn                          ,                          Instagram                          e                           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Abílio Diniz, Big, Península, Abilio Diniz no Carrefour, planos carrefour, marca prórpia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Açaí MamboSupermercado Mambo

Supermercado Mambo conquista selo de melhor açaí de SP

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados