ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/05/2025
5 pontos que precisam estar no radar dos profissionais de trade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/05/2024

Foto: Adoobe Stock
Profissionais de trade marketing sabem: acompanhar o ritmo de mudanças do mercado e seu impacto no comportamento do consumidor e na sua maneira de comprar é desafiante. Essa constante evolução exige adaptações nas estratégias e nas ações para alcançar os resultados desejados. Por essa razão, a SA+ Trade levantou cinco pontos de atenção para quem atua na área: 1. Interpretar os hábitos dos clientes para tomar decisões estratégicas é fundamental. Por exemplo: há pesquisas que apontam o fato de pelo menos 1/3 dos consumidores pesquisarem os preços no digital antes de realizar a compra. Portanto, isso significa que a precificação no e-commerce ou no aplicativo precisa ser igual à da loja física para não perder vendas 2. O surgimento de novas tecnologias permite às empresas promover uma maior interação entre o on e o off line. Obter informações sobre novas formas de consumo apenas escaneando a embalagem do produto é algo que já existe, mas pode ser ampliado. Outro exemplo é o retail media, que, além de cruzar as mídias em diferentes canais, garante maior precisão das iniciativas devido ao enorme potencial de segmentação 3. A granularidade de dados, favorecendo a identificação dos consumidores e do seu comportamento, também viabiliza a adoção de estratégias personalizadas, respeitando não somente regionalidades, mas também individualidades 4. O ambiente digital pode ser estratégico para o varejo, pois é possível trabalhar com um sortimento mais amplo do que o da loja física. Isso pode beneficiar o varejo alimentar, por exemplo, em categorias difíceis de competir com canais especializados, como o de cuidados com Pets 5. O uso da inteligência artificial poderá elevar os níveis de produtividade e eficiência no trade e no varejo de maneira geral, além de permitir uma maior compreensão do shopper. O assunto é tão importante que vai ser tratado no Trade Connection – maior evento de trade do Brasil, com data marcada para o dia 4 de junho.
Notícias relacionadas

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar

É por meio do Trade Marketing que se cria experiência e encantamento
