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17/01/2025
Perecíveis Lácteos / UHT Proteico
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Danone
arvore
Sortimento referência
O segmento possui mais de 90% da venda em valor concentrada em três players, segundo dados da Nielsen Scantrack no acumulado de 12 meses até novembro de 2022. Conforme o levantamento, não há influência regional considerável.
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Minimercados/lojas de proximidade/lojas de vizinhança: foco nos dois top fornecedores e em embalagens menores até 250 ml. A ideia é explorar a compra por impulso e o consumo on the go por meio de pontos extras refrigerados
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Premium/gourmet: além dos pontos citados anteriormente, trabalhar com produtos de teor proteico mais elevado (25g) e que possuem um valor agregado maior
- Demais canais: explorar embalagens de 1 L e um sortimento mais robusto abrangendo boa parte do portfólio dos top fornecedores
Exposição recomendada
- O ideal é que a categoria de proteicos esteja em diversos pontos nas lojas, como o corredor de leites e a área de saudáveis, além de FLV, ovos, checkout e terminais. Dissociar ao máximo os proteicos de achocolatados para evitar o comparativo de preço na hora da compra, além de consolidar o conceito de categoria. Blocar a exposição por fabricantes sempre na vertical por ordem de importância
- Nas lojas com espaço saudável, ter a categoria bem executada, preferencialmente ao lado de bebidas vegetais. Blocar a exposição por fabricantes sempre na vertical por ordem de importância quando possível
Saiba mais
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
A aplicação pode trazer até 50% de crescimento, atrelado a um acompanhamento robusto de incremento de visibilidade
Fonte: Pesquisa Danone & Boutique Research – Categoria de Proteicos - Critérios de Escolha – Portugal 2021
81,4% crescimento em valor da categoria
Fonte: Nielsen Valor acumulado de 12 meses até nov/2023 – Total Brasil – Autosserviço
NO E-COMMERCE
- Apresentar a compra de proteicos com organização e maior conveniência, diferenciando ao shopper a compra por meio do Campo de Pesquisa ou Menu de Categorias
- Importante que as hero images, descrições, preços e ações estejam 100% claras e atualizadas, direcionando o shopper à página do produto. Evitar promoções constantes para não criar preço percebido, destacar itens de valor agregado na ferramenta de pesquisa e garantir sortimento cadastrado