04/02/2025
Mercearia Doce / Barras de Cereais
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Pinati
Árvore De Decisão
Tipo (Nuts/Castanhas, Cereais, Proteína, Frutas)
Sabor/Indulgência
Claim (sem açúcar, sem glúten, menos de 100 kcal, alto em proteína, entre outros)
Marca
Preço
Exposição Recomendada
- Expor considerando de forma prioritária o primeiro aspecto da árvore de decisão ,dividindo a gôndola entre as subcategorias (cereais, nuts, frutas, proteínas) e seguindo por agrupamento de marca
- Recomenda-se dar o espaço à altura das mãos e olhos para as versões mais premium da categoria, deixando as subcategorias de primeiro preço (cereais e frutas) na parte de baixo da gôndola
- Uma boa dica, que vem sendo implementada por alguns varejistas, é expor a categoria (exposição primária) na frente do hortifrúti, pois é um local de alto fluxo e com categoriascom forte correlação de consumo
Sortimento Referência
- Até 4 checkouts: aproximadamente 20 SKUs. No máximo 3 frentes de cada SKU, sendo 20% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 40% proteína
- Premium/gourmet: aproximadamente 40 SKUs. No máximo 3 frentes de cada SKU, sendo 10% cereais, 15% Nuts, 15% frutas e 60% proteína
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E:
aproximadamente 20 SKUs. No máximo 2 frentes de cada SKU, sendo 40% cereais,20% Nuts, 20% frutas e 20% proteína - Hipermercados: aproximadamente 60 SKUs. No máximo 4 frentes de cada SKU, sendo 30% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 30% proteína
- Lojas de proximidade: aproximadamente 30 SKUs. No máximo 2 frentes de cada SKU, sendo 20% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 40% proteína
- Atacarejos: aproximadamente 60 SKUs.
No máximo 4 frentes de cada SKU, sendo 30% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 30% proteína
Dicas
- A categoria proporciona margem média de lucro 35% a 45% para o varejista
- Além do ponto natural, é recomendado investir em dupla exposição em áreas como bomboniere tradicional e o hortifrúti
- Lojas com o mix atualizado apresentam crescimento de dois dígitos em vendas e em margem
- Diminuir o percentual de exposição de produtos de cereais, primeiro preço, para entrar com as nuts, barras mais indulgentes e modernas (como chocolate, duas camadas, aporte proteico, etc.)
No e-commerce
- Trabalhar fotos indulgentes, adaptadas para a internet, categorizando com as devidas tags de categoria (Nuts, Cereais, Frutas e Proteicas) e claims (sem açúcar, sem glúten, menos de 100 kcal), além das respectivas descrições
Saiba Mais
50% de participação das barras proteicas no total da categoria em valor