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Árvore de decisão

Fonte: Pinati

Árvore De Decisão

Tipo (Nuts/Castanhas, Cereais, Proteína, Frutas)

 

Sabor/Indulgência

 

Claim (sem açúcar, sem glúten, menos de 100 kcal, alto em proteína, entre outros)

Marca

Preço

 

Exposição Recomendada

  • Expor considerando de forma prioritária o primeiro aspecto da árvore de decisão ,dividindo a gôndola entre as subcategorias (cereais, nuts, frutas, proteínas) e seguindo por agrupamento de marca
  • Recomenda-se dar o espaço à altura das mãos e olhos para as versões mais premium da categoria, deixando as subcategorias de primeiro preço (cereais e frutas) na parte de baixo da gôndola
  • Uma boa dica, que vem sendo implementada por alguns varejistas, é expor a categoria (exposição primária) na frente do hortifrúti, pois é um local de alto fluxo e com categoriascom forte correlação de consumo

Sortimento Referência

  • Até 4 checkouts: aproximadamente 20 SKUs. No máximo 3 frentes de cada SKU, sendo 20% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 40% proteína
  • Premium/gourmet: aproximadamente 40 SKUs. No máximo 3 frentes de cada SKU, sendo 10%  cereais, 15% Nuts, 15% frutas e 60% proteína
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E:
    aproximadamente 20 SKUs. No máximo 2 frentes de cada SKU, sendo 40% cereais,20% Nuts, 20% frutas e 20% proteína 
  • Hipermercados: aproximadamente 60 SKUs. No máximo 4 frentes de cada SKU, sendo 30% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 30% proteína
  • Lojas de proximidade: aproximadamente 30 SKUs. No máximo 2 frentes de cada SKU, sendo 20% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 40% proteína
  • Atacarejos: aproximadamente 60 SKUs.
    No máximo 4 frentes de cada SKU, sendo 30% cereais, 20% Nuts, 20% frutas e 30% proteína

Dicas

  •  A categoria proporciona margem média de lucro 35% a 45% para o varejista
  • Além do ponto natural, é recomendado investir em dupla exposição em áreas como bomboniere tradicional e o hortifrúti
  • Lojas com o mix atualizado apresentam crescimento de dois dígitos em vendas e em margem
  • Diminuir o percentual de exposição de produtos de cereais, primeiro preço, para entrar com as nuts, barras mais indulgentes e modernas (como chocolate, duas camadas, aporte proteico, etc.)

No e-commerce

  • Trabalhar fotos indulgentes, adaptadas para a internet, categorizando com as devidas tags de categoria (Nuts, Cereais, Frutas e Proteicas) e claims (sem açúcar, sem glúten, menos de 100 kcal), além das respectivas descrições

Saiba Mais

50% de participação das barras proteicas no total da categoria em valor
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