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Mercearia Alto Giro / Macarrão Instantâneo

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Árvore de decisão

Fonte: Macarrão Instantâneo

Tipo

Marca
Linha de produto/subcategoria Lámen (macarrão instantâneo com caldo); Macarrão instantâneo com molho ou cremosos (talharim | cremoso); Copos; Família (gramatura de 300 g a 500 g)
Preço
Sabor

Saiba mais

DICAS:

• A categoria cresceu muito nos últimos anos, por isso é importante adequar o espaço ao giro dos produtos, para evitar rupturas

• Atualizar com frequência a parametrização de volume dos SKUs também evita rupturas

• Melhorar o espaço do segmento copo, que aumenta o faturamento do varejista

 

EVOLUÇÃO DAS VENDAS INSTANTÂNEOS:

• Em volume 5,2%

• Super 19,9% Fonte: NielsenIQ – Nov/20 a Out/21 – Brasil – INA+C&C

ATENÇÃO: Sabores mais consumidos: galinha caipira, carne, tomate, costela e bolonhesa

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: 20% de crescimento médio em valor / 8% de crescimento médio em volume

Sortimento ideial

• Até 4 checkouts | Lojas de vizinhança para classes C/D/E: sortimento reduzido, com os principais SKUs de todas as subcategorias (média de 20 SKUs)

• Premium/gourmet: sortimento reduzido (máximo 20 SKUs) e explorar sabores diferenciados, em especial, o segmento copo, além de produtos com farinha integral, redução de sódio e a subcategoria Yakissoba 500 g

• Lojas de proximidade: os principais itens das subcategorias copo, lámen e talharim (média 10 SKUs)

• Hipermercados: sortimento amplo, com itens de todas as subcategorias, oferecendo variedade ao cliente

• Atacarejos: principais SKUs de todas as subcategorias (em média 50 SKUs)

No e-commerce

• Apesar de o e-commerce ser pouco representativo para a categoria, permite promoções focadas no público, o que traz bons resultados

• Destacar lançamentos

• Ações casadas com categorias correlatas

Exposição recomendada

• Dividir o espaço por fabricante/marca de acordo com a participação em volume e valor (fair share)

• Agrupar as subcategorias dentro de cada fabricante

• Iniciar a exposição e/ou expor nas prateleiras superiores as subcategorias com preço maior

• Deixar os sabores de maior giro na altura dos olhos e com espaço adequado, evitando rupturas na gôndola

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