04/02/2025
Limpeza / Purificador
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Reckitt Hygiene Comercial
arvore
Formato
Fragrância
Marca
Preço
Promoção
Participação nas Vendas
Participação das versões do volume de vendas.
Em valor *
Outros
Aerossol
Reeds
Automático
Gel
Concentrado (Click spray)
Saiba mais
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
20% de aumento nas vendas nas lojas em que o GC foi implementado com
ajuste no sortimento e na exposição em comparação com as demais lojas
DADO
23% é o lucro médio da categoria
Exposição recomendada
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Organizar os produtos em quatro grandes segmentos: aerossol, automático, miniaerossol spray e elétrico líquido
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Agrupar os aerossóis nas prateleiras inferiores da gôndola, já que são os produtos de maior volume e giro da categoria. Inicie com os itens regulares e finalize com os sazonais
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Acima deles devem estar os refis dos automáticos. Iniciar com os itens regulares e depois os sazonais. Os aparelhos sprays automáticos devem estar no fim da última prateleira, antes das gancheiras
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Em seguida, nessa mesma prateleira, começar com os aparelhos elétricos líquidos. Os refis devem ficar nas primeiras gancheiras ocupando toda a sua extensão
- Por fim, organizar os miniaerossóis spray na zona quente da gôndola, iniciando com os aparelhos e colocando os refis depois, agrupando as fragrâncias verticalmente
Sortimento referência
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Até 4 checkouts: priorizar itens de menor desembolso no segmento de purificadores, como aerossol e líquido, para atender as possíveis necessidades do shopper e não perder as vendas. No atual cenário, os formatos econômicos que atendem as compras de reposição são de menor desembolso e podem compor o mix
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Premium/gourmet: oferecer itens de todos os segmentos: aerossol e líquido em diferentes fragrâncias. É importante que não haja risco de ruptura dos itens de maior giro para não perder vendas. Para isso, recomenda- se trabalhar com duas marcas referência na categoria. Além disso, demonstrar de forma visual os momentos de utilização de cada produto, gerando maior conscientização no consumidor e fazendo com que busque adquirir produtos superiores, incentiva as vendas
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Lojas de vizinhança para classes C/D/E: garantir que no mix haja itens dos diferentes segmentos.Porém incentive produtos que possuem maior giro e que façam sentido à ocasião de compra, como aerossóis e miniaerossol
spray. Priorize marcas que oferecem, dentro do seu portfólio, os diferentes segmentos
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Hipermercados: explorar o sortimento completo da categoria em diferentes segmentos e fragrâncias. Focar uma ou duas marcas por segmento para dar opções de preço e garantir uma boa experiência de compras. Essa quantidade se mostra suficiente para compor uma gôndola e um sortimento eficientes, diminuindo o risco de rupturas e incentivando os itens de maior giro. Explore produtos refis, que ajudam a aumentar a margem de lucro e podem ser utilizadosem diferentes tipos de incentivos de venda
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Lojas de proximidade: garantir que no mix haja itens dos diferentes segmentos. Contudo, incentive os de maior giro, como miniaerossol spray e aerossol, atrelando à ocasião de compra do consumidor, especialmente o formato refil. Priorize marcas que oferecem os diferentes segmentos e fragrâncias
- Atacarejos: incentivar todos os segmentos, não deixando de oferecer ao consumidor a gama completa de segmentos e fragrâncias, dando destaque às marcas referência no mercado