23/04/2025
Limpeza / Esponja Sintética
Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados
Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: 3M/Bettanin/Condor/Santa Maria
arvore
Tipo (qual superfície a ser limpa)
Marca
Preço
Sortimento referência
- Até 4 checkouts: multiúso pack com 4 unidades, multiúso unitária e antiaderente
- Premium/gourmet: antiaderente e protege as unhas
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E: multiúso unitária
- Hipermercados: multiúso pack com 4 unidades, multiúso unitária, antiaderente, mágica, protege as unhas e abrasiva
- Lojas de proximidade: multiúso unitária
- Atacarejos: multiúso pack com 6 unidades, multiúso pack com 4 unidades, multiúso unitária e antiaderente
Exposição recomendada
- Posicionar a categoria de esponjas de limpeza ao lado de detergentes, cuja categoria é destino e tem sinergia com esponjas.
Muitas vezes, o shopper geralmente não se lembra de colocar esponjas de limpeza na lista de compras, ao contrário do detergente - Dedicar maior espaço para as esponjas multipack do que para as unitárias, pois esse segmento é mais representativo em vendas e ajuda no crescimento da categoria
- Agrupar as esponjas por tipo, independentemente da marca, pois isso facilita o processo de decisão de compras do shopper
- Garantir espaço adequado que dê visibilidade e destaque na gôndola para as esponjas premium e especiais, que elevam o tíquete médio e incentivam o trade up da categoria, entregando benefícios maiores ao consumidor, como poder de limpeza superior, sem riscos ou arranhões
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
40% de crescimento ao implementar planograma com base na árvore de decisão
Evolução Das Vendas
PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS
Dica
A ativação de crossmerchandising com produtos complementares, como detergente líquido, contribui para o incremento das vendas, fortalecendo o desempenho da categoria.