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18/04/2025

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Fonte: L’Oréal

Tipo

Segmento (cosmético ou funcional)
Desembolso / Marcas (premium, intermediário, básico)
Benefícios para o cabelo (nutrição, brilho, reconstrução etc.)

Exposição recomendada

  • Organizar a categoria por segmento, ordem de funcionalidade e desembolso
  • Blocar as marcas na vertical dentro dos segmentos, com espaço alinhado ao share de vendas
  • Famílias de produtos na horizontal agrupando os produtos por ordem de rotina, começando com Lavagem (Promopack, Shampoo e Condicionador) e depois Tratamentos, que são os CT (Creme de tratamento) CP (Creme de pentear, Leave-in) e finalizadores (sérum, óleo, silicone) se a loja tiver espaço, podemos fazer esse fluxo indo e voltando (123-321) com tratamento centralizado



APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS
No varejo alimentar com mais de 10 checkouts:
Crescimento da categoria em 36%, 1,2 vez o aumento em outras lojas, puxado pelo crescimento de tratamentos e finalizadores, que avançaram 48%

No Cash & Carry em um top cliente nacional:
Alta de 22%, 1,7 x vezes o crescimento de outras lojas, com valorização do tíquete médio de 31%, dado o incremento da cesta por meio de itens para tratamento

Sortimento Referência

  • Até 4 checkouts: garantir no mínimo duas famílias completas das top marcas intermediárias, básicas e anticaspa
  • Premium/gourmet: no mínimo três famílias completas das marcas premium e intermediárias e anticaspa
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: acima de quatro famílias completas das top marcas dos segmentos intermediário, básico e anticaspa
  • Hipermercados: garantir a cobertura de todos os segmentos da categoria, com marcas que representem no mínimo 50% das vendas de cada um
  • Lojas de proximidade: garantir no mínimo duas famílias completas das top marcas dos segmentos intermediário, básico e anticaspa
  • Atacarejos: garantir a cobertura de todos os segmentos da categoria, com marcas que representem no mínimo 50% das vendas dos segmentos, exceto o premium

Participação Nas Vendas

Saiba mais

  • Otimização da experiência do usuário: navegação fluida, busca eficiente, design responsivo e páginas de produto que podem facilitar a compra
  • Marketing direcionado para beleza: SEO, marketing de conteúdo, redes sociais ativas, e-mail marketing, influenciadores, programas de fidelidade e promoções de aumento de atração e conversão
  • Análise de dados estratégicos: monitoramento de métricas-chave (taxa de conversão, tíquete médio, abandono de carrinho), análise da concorrência e feedback dos clientes identificam oportunidades de melhoria
  • Integração omnichannel: conectar todos os canais para oferecer uma experiência personalizada, melhorar a gestão de estoque e transferências de vendas
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