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22/01/2025
Bebidas Não Alcoólicas / Suco 100% Natural
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Categorias
Marcas
Top Fornecedores
Árvore de decisão
Fonte: Natural One
arvore
Sabor (gostar do sabor)
Sabor (sabor de preferência, que em geral são 2 ou 3)
Qualidade (aspectos como naturalidade, ter mais fruta, sem adição de açúcar, sem conservantes) - Refrigerado tem tendência de ser visto como mais natural
Marca (em geral tem 2 ou 3 de preferência)
Embalagem (em geral tem 2 ou 3 de preferência)
Tamanho (individual ou familiar)
Preço
EXPOSIÇÃO RECOMENDADA
- Sucos 100% naturais estão em dois pontos da loja: na gôndola ambiente e na refrigerada
- O fluxo deve ser iniciado com os sucos mais puros até os com menor concentração de frutas
- Abrir com os sucos de uva em vidro e sucos integrais, seguidos dos sucos 100% até 80%. Depois entram os néctares, que podem ter até 30% de suco. Em seguida os refrescos, que possuem em torno de 5% a 7% de suco, juntamente com xaropes e concentrados. Logo após devem entrar os sucos em pó
- Em muitas lojas as bebidas de soja estão no mesmo corredor e podem ser utilizadas para encerrar a área de suco em tamanhos maiores de 1 L
- Para finalizar, estão as bebidas de tamanhos menores que 300 ml. Elas são destinadas a uma outra ocasião de compra, então possuem um modular somente para elas e de forma vertical, respeitando a mesma lógica feita entre os módulos
SORTIMENTO REFERÊNCIA
- Até 4 checkouts e lojas de vizinhança para classes C/D/E: foco nos sabores mais procurados - uva em ambiente e laranja no refrigerado.
Área de néctar e suco em pó pode ser maior.
Aqui o consumidor busca por economia e os tamanhos acima de 1 L podem trazer vantagens, mas é importante escolher as marcas certas para essa oferta de tamanho para não aumentar o preço médio da categoria - Premium/gourmet: maior capilaridade em sabor, sucos com mais de uma fruta ou que trazem alguma funcionalidade, como detox, devem ser valorizados
- Hipermercados: sortimento completo.
Vale também explorar áreas de dupla exposição para o café da manhã e ilhas de sucos 100% uva em vidro em áreas de destaque na loja - Lojas de proximidade: maior espaço para sucos de tamanho menor e sucos refrigerados
- Atacarejos: tamanhos maiores de 1 L principalmente, assim como os menores de 300 ml para o foodservice
SAIBA MAIS
Atenção
Sucos refrigerados têm crescimento de 41% em valor e 20% em volume.
Na linha ambiente o suco 100% cresce 46%, enquanto os outros crescem 27%